Logotipo do repositório
 

Publicação:
A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas

dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorGeraldo, Daniel Peret [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-04-01T17:53:31Z
dc.date.available2016-04-01T17:53:31Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis work by questioning the methodology and curriculum standardization and the separation between theory and practice, both of the top training courses for educators and schools in general, proposes to investigate, through action research, writing and analysis of narratives drawn from the author's experiences as a volunteer educator for a Brazilian educational project inspired by the experience of the Portugal's Escola da Ponte, the (trans)formation of educators in educational praxis, ie, the training that is not represented in formatting. Experiences, reflections and analyzes developed are in line to share new possibilities in the training of education professionals to effectively contribute to the methodological and curricular flexibility and with no dissociation between practice and theory present in current and anachronistic higher education courses educators, as well as the vast majority of elementary schools, both public and private and secondary levelsen
dc.description.abstractEste trabalho ao questionar a padronização metodológica e curricular e a dissociação entre teoria e prática, tanto dos cursos superiores de formação de educadores quanto das escolas de um modo geral, se propõe a investigar, através da pesquisa-ação e da escrita e análise de narrativas elaboradas a partir das experiências do autor enquanto educador voluntário de um projeto educativo brasileiro inspirado na experiência da Escola da Ponte de Portugal, a (trans)formação do educador na práxis educativa, ou seja, a formação que não se configura em formatação. As experiências, reflexões e análises desenvolvidas vão no sentido de compartilhar novas possibilidades no âmbito da formação dos profissionais da educação para contribuir efetivamente com a flexibilização metodológica e curricular e com a não dissociação entre prática e teoria presentes nos atuais e anacrônicos cursos superiores de formação de educadores, assim como na imensa maioria das escolas de níveis fundamental e médio, tanto públicas quanto privadaspt
dc.format.extent87 f.
dc.identifier.aleph000859157
dc.identifier.citationGERALDO, Daniel Peret. A (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativas. 2014. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-10/000859157.pdf
dc.identifier.lattes9683880235696496
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136550
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectEnsino - Metodologiapt
dc.subjectPesquisa-ação em educaçãopt
dc.titleA (trans)formação vivencial: a práxis educativa e a formação para docência frente o papel das narrativaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9683880235696496
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateGeografia - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000859157.pdf
Tamanho:
836.01 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format