Logotipo do repositório
 

Publicação:
Sexualidade e conhecimento popular a partir do uso de garrafadas: possibilidades para intervenções em Educação Sexual

dc.contributor.advisorRibeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Evelanne Samara Alves da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-08-07T18:49:39Z
dc.date.available2017-08-07T18:49:39Z
dc.date.issued2017-06-20
dc.description.abstractO estudo tem como tema a sexualidade na perspectiva do conhecimento popular através do uso de garrafadas, prática cultural presente no cotidiano das populações da Amazônia. A pesquisa versa sobre como a prática pode contribuir para intervenções no campo da Educação Sexual, sejam inseridas na disciplina de História ou em Projetos de Educação Sexual, por meio de disciplina específica. Objetiva-se relacionar o currículo formal ao que é vivenciado no cotidiano de adolescentes e jovens amapaenses, que revela o uso de garrafadas, prática que pode ser considerada para proporcionar uma aproximação entre sexualidade, História e cultura popular no ambiente escolar. A metodologia está pautada na revisão de literatura científica e pesquisa qualitativa por meio de coleta e análise de entrevistas semiestruturadas com pessoas que produzem garrafadas na cidade de Macapá, Estado do Amapá. A proposta da pesquisa se insere no campo da História Cultural considerando a História de vida dos indivíduos, suas vivências e identidades e destaca-se as mulheres como grupo social, antes silenciadas pela História positivista e que muito recorrem ao uso de garrafadas para solucionar questões ligadas à saúde e sexualidade. A memória dos produtores de garrafadas de Macapá expôs características desta prática, destacou a procura de garrafadas por parte das mulheres e acentuou a distância entre universo popular e a escola, afastamento que pode ser suprimido ao se considerar a sexualidade em sua amplitude.pt
dc.description.abstractThe study has as its theme sexuality in the perspective of popular knowledge through the use of bottles "garrafadas", a cultural practice present in the daily lives of the populations of the Amazon. The research deals with how the practice can contribute to interventions in the field of Sexual Education, whether inserted in the discipline of History or in Projects of Sexual Education, through specific discipline. The purpose of this study is to relate the formal curriculum to what is experienced in the everyday life of adolescents and young Amapaenses, which reveals the use of bottles "garrafadas", a practice that can be considered to provide an approximation between sexuality, history and popular culture in the school environment. The methodology is based on the review of scientific literature and qualitative research through the collection and analysis of semi-structured interviews with people who produce the bottles in the city of Macapá, Amapá State. The proposal of the research is inserted in the field of Cultural History considering the life history of the individuals, their experiences and identities and highlights the women as a social group, previously silenced by the positivist History and that much use the use of bottles to solve related issues health and sexuality. The memory of the Macapá bottle growers exposed characteristics of this practice, highlighted the demand for bottles by women and accentuated the distance between the popular universe and the school, a departure that can be suppressed when considering the sexuality in its amplitude.en
dc.identifier.aleph000890084
dc.identifier.capes33004030083P0
dc.identifier.lattes7163791603588084
dc.identifier.orcid0000-0002-1552-5702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151285
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectConhecimento popularpt
dc.subjectGarrafadaspt
dc.subjectHistóriapt
dc.subjectMulherpt
dc.subjectSexualidadept
dc.subjectPopular knowledgeen
dc.subjectBottlesen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectWomanen
dc.subjectSexualityen
dc.titleSexualidade e conhecimento popular a partir do uso de garrafadas: possibilidades para intervenções em Educação Sexualpt
dc.title.alternativeSexuality and popular knowledge by using home made bottles 'garrafadas': possibilities for interventions in Sexual Educationen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes7163791603588084
unesp.advisor.orcid0000-0002-1552-5702
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Sexual - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaSexualidade e Educação Sexual: interfaces com a história, a cultura e a sociedadept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_esa_me_arafcl.pdf
Tamanho:
2.19 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: