Logotipo do repositório
 

Publicação:
Dispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais

dc.contributor.advisorRufino, Luiz Gustavo Bonatto [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, George Luiz Cardoso de
dc.date.accessioned2023-12-11T13:11:04Z
dc.date.available2023-12-11T13:11:04Z
dc.date.issued2023-10-04
dc.description.abstractA educação física é um componente curricular da educação básica que tematiza as práticas corporais nas suas diversas dimensões do conhecimento. E um dos principais problemas que afeta diretamente a prática pedagógica e os processos de ensino e aprendizagem de temas relevantes para a educação física na escola envolvem justamente a falta de interesse que muitos alunos afirmam com relação à análise e compreensão dos conteúdos associados a dimensão conceitual dos conhecimentos, nas quais predominam, em muitos contextos, a utilização de materiais didáticos tradicionais e pouco atraentes, como instrumentos de apoio. Dentre as diferentes formas de despertar o interesse dos alunos nos estudos de práticas corporais em sua dimensão conceitual, podemos citar a adoção de metodologias ativas de ensino e o incentivo à produção de novas ferramentas criativas e inovadoras que auxiliem a tematização das práticas corporais com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O presente trabalho teve como objetivo principal analisar e avaliar o impacto da utilização de Materiais Didáticos Digitais (MDD) vinculados à tematização de aspectos ligados à dimensão conceitual dentro das práticas corporais no campo da Educação Física para alunos do ensino fundamental – anos finais e considerar o interesse dos alunos na utilização destes materiais. Os principais resultados do estudo demonstram a importância de se focalizar o ensino da dimensão conceitual por meio de ferramentas didáticas e interativas que possam possibilitar maior atenção e capacidade de reflexão por parte dos alunos. Deste modo, as respostas fornecidas pelos alunos em relação a esses recursos oferecem uma oportunidade para considerar as potenciais aplicações dos materiais didáticos digitais como ferramentas pedagógicas no contexto do ensino de Educação Física. Essas respostas constituem uma fonte valiosa de reflexão sobre como esses materiais podem ser eficazes para estimular o interesse dos estudantes na compreensão conceitual dessa disciplina.pt
dc.description.abstractPhysical education is a curricular component of basic education that focuses on bodily practices in their various dimensions of knowledge. And one of the main problems that directly affects pedagogical practice and the teaching and learning processes of topics relevant to physical education at school involves precisely the lack of interest that many students claim in relation to the analysis and understanding of content associated with the conceptual dimension of knowledge, in which, in many contexts, the use of traditional and unattractive teaching materials as support instruments predominates. Among the different ways of awakening students' interest in studies of body practices in their conceptual dimension, we can mention the adoption of active teaching methodologies and the encouragement of the production of new creative and innovative tools that help the thematization of body practices with the support of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). The main objective of this work was to analyze and evaluate the impact of using Digital Teaching Materials (MDD) linked to the thematization of aspects linked to the conceptual dimension within bodily practices in the field of Physical Education for elementary school students - final years and consider the student interest in using these materials. The main results of the study demonstrate the importance of focusing on teaching the conceptual dimension through didactic and interactive tools that can enable greater attention and reflection capacity on the part of students. Thus, the students' responses regarding these materials demonstrated a point of reflection on the possibilities of using these digital teaching materials as a pedagogical device for teaching and learning school physical education, which can awaken students' interest in the conceptual learning of this discipline.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251806
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducacao fisica escolarpt
dc.subjectTDIC e educação físicapt
dc.subjectMateriais didáticos digitaispt
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectDigital teaching materialsen
dc.subjectPedagogical devicesen
dc.titleDispositivos pedagógicos para educacação física escolar: possibilidades de ensino utilizando materiais didáticos digitais
dc.title.alternativePedagogical devices for school physical education: teaching possibilities using digital teaching materialsen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação Física - IB 33004137068P8
unesp.knowledgeAreaEducação física escolar
unesp.researchAreaEducação Física nos anos finais do ensino fundamental

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_glc_me_rcla.pdf
Tamanho:
6.15 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: