Logotipo do repositório
 

Publicação:
Webjornalismo infantil: por uma interação informativa

dc.contributor.advisorAlbino, João Pedro [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Mayra Fernanda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:01Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:01Z
dc.date.issued2009-08-21
dc.description.abstractTendo em vista a presença das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano das crianças, o presente trabalho investiga as produções midiáticas para esse público na Internet, a fim de elaborar um webjornal infantil. Considerando as crianças como usuárias interativas das novas mídias, em especial da Internet, torna-se fundamental que tais produções correspondam aos seus interesses e necessidades. Para conhecer essa nova geração da infância, que já nasce com as tecnologias, realizamos uma pesquisa com crianças de 10 a 12 anos, em uma escola pública em Bauru (SP), com a finalidade de verificar a relação que estabeleceram com a Internet, com os sites infantis e com o webjornalismo. Diante das opiniões e questionamentos delas, direcionamos nossa análise para sites infantis, de forma a identificar sua adequação ao público alvo. Frente às análises, definimos os elementos do webjornal, visando a sua usabilidade e interação com as crianças. Os resultados obtidos visam à promoção e valorização da infância enquanto público-alvo de mídia, além de pontuar a importância da participação infantil em relação a assuntos de seu interesse que, direta ou indiretamente, atuam em sua formação como cidadã e leitora crítica da realidade. Ao mesmo tempo, discutimos a produção jornalística para crianças na Internet, com a intenção de demonstrar sua viabilidade e contribuição socialpt
dc.description.abstractTaking for granted technologies of information have been present in our day-by-day lives more and more frequently, mainly in our children's activities, this work traces an investigative study on media products developed toward a particular teenage gap (10-12 years old) using internet tools, in order to elaborate a childlike web-news site. Considering children as interactive users of new media, specially the Internet, it is essential that such products fulfill all their interests and necessities. To learn more about this generation, which was born literature for the technologies, we developed a research based on children aged 10 to 12 from a public school in Bauru, country side of São Paulo state. Our goal is to verify what kind of relationship those children set up concerning to the Internet, designed sites for children an the web-news sities. Taking the children's opinions and questionings into account, we will guide our research to the analysis of infant sites in order to identify their suitability to their targeted users. According to data obtained from ghe analyses, we define the elements of a web-news site, aiming its larger usability and interaction with the children. The results obatined take into consideration both better promotion and value of childrood whereas media targeted clients besides pointing out the importance of infant's participation as both citizens and critical readers of the reality they are inserted. We also discuss the web-news production for children on the internet aiming to demonstrate its viability and social contributionen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent242 f. : il., tabs. + anexo
dc.identifier.aleph000630420
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.citationFERREIRA, Mayra Fernanda. Webjornalismo infantil: por uma interação informativa. 2009. 242 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
dc.identifier.fileferreira_mf_me_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89359
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectTecnologiapt
dc.subjectInteraçãopt
dc.subjectWebjornalismopt
dc.subjectWeb-news sitesen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectChild participationen
dc.titleWebjornalismo infantil: por uma interação informativapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaGestão e políticas da informação e da comunicação midiáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ferreira_mf_me_bauru.pdf
Tamanho:
6.89 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format