Logotipo do repositório
 

Publicação:
EaD e a formação de professores: um estudo de caso por meio da netnografia em um curso de pedagogia para licenciados

dc.contributor.advisorInforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.contributor.authorArxer, Eliana Alves [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-01-30T17:50:49Z
dc.date.available2020-01-30T17:50:49Z
dc.date.issued2020-01-24
dc.description.abstractMuitos professores de Ensino Básico II (que lecionam para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio) têm buscado novas formações, entre elas, a Pedagogia como segunda licenciatura. Essa formação permite atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão escolar, entre outras funções relacionadas à formação em Pedagogia. No entanto, é difícil para esses professores conciliar o trabalho escolar e a formação em outra licenciatura. Nesse sentido, a EAD tem sido uma modalidade adequada para atender a demanda desses profissionais. Além disso, essa modalidade encontra-se em progressiva expansão, de forma que é necessário expandir também o número de pesquisas quanto a ela. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo central analisar um dos aspectos que se refere à EaD na formação de professores, a saber: estudar as interações entre esses docentes em fóruns de ambiente virtual de aprendizagem. Assim, esperava-se entender como eram estabelecidas as interações e os saberes mobilizados por eles nos fóruns das disciplinas. Para tanto, utilizamos como metodologia a netnografia de Kozinets, em que o pesquisador se insere no ambiente como um integrante da comunidade virtual e analisa, na perspectiva científica, o objeto de estudo. Nessa vertente, foram utilizados como referenciais teóricos: a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vigotski e os saberes docentes de Tardif na análise das interações dos fóruns associados ao perfil desses integrantes, obtidos por meio da pesquisa documental e da aplicação de questionário. A pesquisa apontou que as interações apresentam perspectivas pedagógicas relevantes para a formação docente quando os fóruns não possuem caráter obrigatório, de modo que, foram observadas informações que se remetem a primeira formação desses professores, além das experiências do contexto escolar, também, compartilhados nesse espaço de interação. Foi possível investigar os saberes docentes e as relações inseridas nas premissas de Vigotski, na perspectiva do nível de desenvolvimento real. Constatamos que os fóruns apresentam os saberes provenientes das experiências docentes desses cursistas, de forma espontânea, quando não estão submetidos ao aspecto avaliativo por parte da instituição. Entre os aspectos analisados neste estudo, destacamos um novo olhar sobre a EaD no que tange à formação dos professores e à importância das interações ao compartilhar saberes nos fóruns em AVA.pt
dc.description.abstractMany elementary school teachers (who teach for the final years of elementary school and high school) have sought new training, including pedagogy as a second degree. This training allows to work in early childhood education, in the early years of elementary school, in school management among other functions related to training in pedagogy. However, it is difficult for these teachers to conciliate school work and training in another degree concurrently. In this sense, distance learning has been an appropriate modality to meet the demand of these professionals. In addition, this modality is in progressive expansion, so it is necessary to expand the number of researches on it as well. From this perspective, this research has as its central objective to study one of the aspects that have the distance education in teacher training, that is, to analyze the interactions between these teachers in virtual learning environment forums. Thus, we expected to understand how the interactions between these professionals were established and the knowledge mobilized by them in the forums of the disciplines. To this end, we used as methodology the Kozinets’ netnography, in which the researcher inserts himself in the environment as a member of the virtual community and analyzes the study object from the scientific perspective. In this aspect, the following theoretical framework was used: Vigotski's theory of the Proximal Development Zone (PDZ) and Tardif's teaching knowledge together with the analysis of the interactions of the forums associated with the profile of these members, obtained through documentary research and the application of quiz. The research pointed out that the interactions present relevant pedagogical perspectives in the teacher training when the forums do not have mandatory character, thus, it was observed information that refers to the first formation of these teachers, besides the experiences of the school context shared, too, in this space of interaction. It was possible to investigate the teaching knowledge and the relations inserted in Vigotski's premises, from the perspective of the real development zone. We found tha knowledge from the teaching experiences of these students is presented spontaneously, when the forums are not subjected to the evaluative aspect by the Institution. Among the aspects analyzed, we highlighted a new approach about distance learning concerning the teacher training and the importance of the interactions when sharing knowledge in the Virtual Learning Environment forums.en
dc.identifier.aleph000928681
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/191496
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação Docentept
dc.subjectEaDpt
dc.subjectFórum de interação virtualpt
dc.subjectSaberes Docentespt
dc.subjectNetnografiapt
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.subjectDEen
dc.subjectVirtual interaction forumen
dc.subjectTeacher knowledgeen
dc.subjectNetnographyen
dc.titleEaD e a formação de professores: um estudo de caso por meio da netnografia em um curso de pedagogia para licenciadospt
dc.title.alternativeDE and teacher training: a case study through netnography in a pedagogy course for graduatesen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFormação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
arxer_ea_dr_arafcl .pdf
Tamanho:
3.07 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: