Logotipo do repositório
 

Publicação:
O acesso à universidade pública no Brasil e a questão social: uma análise dos dados do relatório do vestibular da Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP

dc.contributor.authorSilva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Ricardo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:30Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:30Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis work has as a central concern in analyze the causes of the still limited access of young Brazilians to public higher education in socioeconomic and cultural.In Brazil, onçy 14,4% of the young between 18 and 24 years old attend this educational level.If we consider that the public university offer just 1/4 of the vacancies, can be affirmed that this institutions are not able to attend neither 4% of the young between 18 and 24.Brazil shows,in this level of education,a lower access that most of its neighbors: Argentina(40%), Venezuela(26%), Chile(20%),Bolivia(20%).In this work were analyzed the data reports of entrance exam of Universidade Estadual Paulista (Unesp) entre 2004 e 2009,prepared by Fundaçao para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista(Vunesp). In this analysis,can be noted the influence of some aspects socioeconomic and cultural related to possibilities os the young acces to public univercity. Stand out among these: family income,the possibility to dadicate only to studies and attend preparatory courses,as well as the parents level of education.en
dc.description.abstractEste trabalho tem como preocupação central analisar as causas socioeconômicas e culturais do ainda restrito acesso de jovens brasileiros ao ensino superior público. No Brasil, somente 14,4% dos jovens entre 18 e 24 anos frequentam esse nível de ensino. Se considerarmos que as instituições públicas oferecem apenas ¼ das vagas, pode-se afirmar que estas instituições não chegam a atender nem 4% dos jovens entre 18 e 24 anos. O Brasil apresenta, nesse nível de ensino, um acesso menor que muitos de seus vizinhos: Argentina (40%), Venezuela (26%), Chile (20%) e Bolívia (20%). No presente estudo foram analisados os dados dos relatórios do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) entre 2004 e 2009, elaborados pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). Nesta análise, nota-se a influência de alguns aspectos socioeconômicos e culturais em relação às possibilidades de acesso dos jovens à universidade pública. Destacam-se, entre esses aspectos, a renda familiar, a possibilidade de se dedicar somente aos estudos e de frequentar cursos preparatórios, bem como o nível de escolaridade dos pais.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, CAIXA POSTAL 174, Campus Vile, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, CAIXA POSTAL 174, Campus Vile, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent---
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5730
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, n. 3, p. ---, 2012.
dc.identifier.issn1982-5587
dc.identifier.lattes6234085019413949
dc.identifier.orcid0000-0002-7478-4835
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124703
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAccessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectAcessopt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.titleO acesso à universidade pública no Brasil e a questão social: uma análise dos dados do relatório do vestibular da Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESPpt
dc.title.alternativeThe public University access in Brazil and a social question: an analysis of the data of report of entrance exam of Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)en
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6234085019413949[2]
unesp.author.orcid0000-0002-7478-4835[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt
unesp.departmentDepartamento de Educação, Ciências Sociais e Política Internacionalpt

Arquivos