Publicação: Para além das fórmulas: explorando o ensino sobre a produção de álcool em gel com uma perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
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Data
2022-11-27
Autores
Orientador
Moralles, Vagner Antonio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente é uma das possíveis alternativas para melhorar a apropriação dos conteúdos científicos, frente às dificuldades ocasionadas por um ensino de ciência tradicional focado, essencialmente, na memorização. A proposta é formar um aluno crítico com a capacidade de articular conteúdos científicos e tecnológicos para discutir e exercer sua cidadania frente às demandas ambientais e sociais. No entanto, uma das dificuldades para a implementação é a escassez de materiais com a abordagem metodológica Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para o ensino superior. Assim, o trabalho propõe uma sequência didática articulada com a elaboração de um caso e um roteiro investigativo relacionados aos conceitos sobre a tecnologia do álcool em gel, para serem implementados durante a formação inicial de professores. A análise foi desenvolvida com base nos referenciais teóricos, utilizando-se dos critérios da proposta Herreid (1998) para um bom caso investigativo e os critérios para um bom problema e graus de liberdade intelectual proposto por Carvalho (2018). A sequência didática foi centrada na abordagem metodológica da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. O caso investigativo elaborado apresentando todas as características de um bom caso e um bom problema, determinando seu grau de liberdade como três. Enquanto o roteiro investigativo, também apresentou seu grau de liberdade como três e todas as características de um bom problema.
Resumo (inglês)
The Science, Technology, Society, and Environment (STSE) approach is one of the potential alternatives to enhance the understanding of scientific content, especially in light of the challenges posed by traditional science education, which focuses primarily on memorization. The aim is to develop critical students who are capable of integrating scientific and technological knowledge to discuss and exercise their citizenship in response to environmental and social demands. However, one of the challenges for implementation is the scarcity of materials with the STSE methodological approach for higher education. This work, therefore, proposes a didactic sequence combined with the development of a case study and an investigative guide related to concepts about the technology of hand sanitizer, to be implemented in the initial teacher training phase. The analysis was conducted based on theoretical frameworks, utilizing Herreid's (1998) criteria for a quality case study, as well as the criteria for a good problem and degrees of intellectual freedom proposed by Carvalho (2018). The didactic sequence was centered on the Science, Technology, Society, and Environment methodological approach. The developed case study met all the characteristics of a quality case and problem, establishing a degree of freedom of three. Likewise, the investigative guide also showed a degree of freedom of three and met all characteristics of a quality problem.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
RODRIGUES, G. V. Para além das fórmulas: explorando o ensino sobre a produção de álcool em gel com uma perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2024.