Publicação: A implementação do especialista em educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: a realidade de três municípios do interior paulista
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Prado Junior, Milton Vieira do 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT 33004137068P8
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Diante das varias realidades encontradas, em relação à implementação do
especialista nos anos iniciais do ensino fundamental, fez-se necessário um
estudo mais aprofundando para tentarmos entender e sanar nossas
inquietações referentes às diferenças que encontramos, onde há o especialista
atuando, onde ele atua parcialmente e sua ausência neste nível de ensino. O
objetivo dessa pesquisa foi verificar como está sendo a implementação do
professor especialista de educação física nos anos iniciais do ensino
fundamental em três cidades vizinhas, no interior do estado de São Paulo,
analisando as semelhanças e as diferenças dessa implementação. Para isso,
foi usada a metodologia de entrevistas semi estruturadas, gravadas por áudio e
vídeo, quando autorizados, que foram realizadas com secretários de educação,
supervisores, diretores e coordenadores, totalizando quatorze pessoas
entrevistadas. Após a coleta de dados, foi feita a codificação do conteúdo
obtido na entrevista, comparando os pontos comuns e divergentes entre as
cidades. Posteriormente à codificação, analisamos os resultados e chegamos à
conclusão de que as leis vigentes que regem a educação no Brasil, deixam em
aberto a atuação ou não desse profissional nos anos iniciais do ensino
fundamental, delegando ou transferindo assim a decisão às prefeituras
municipais, fazendo com que seja uma decisão política. Isso, gera uma
discrepância muito grande entre as cidades, que fazem parte do mesmo
macrossistema, a luz da teoria bioecológica do desenvolvimento humano de
Bronfenbrenner, de modo que algumas cidades possuem o especialista com
duas aulas semanais, outras com uma aula e há cidades sem atuação desse
especialista nos anos iniciais.
Resumo (inglês)
Given the various realities encountered, in relation to the implementation of the
specialist in the early years of elementary school, it was necessary to study in
more depth to try to understand and remedy our concerns regarding the
differences we found, where is the specialist acting, where he acts partially and
his absence at this level of education. O The objective of this research was to
verify how the implementation of the specialist physical education teacher in the
initial years of teaching fundamental in three neighboring cities, in the interior of
the state of São Paulo, analyzing the similarities and differences of this
implementation. For that, the methodology of semi-structured interviews was
used, recorded by audio and video, when authorized, which were carried out
with education secretaries, supervisors, directors and coordinators, totaling
fourteen people interviewed. After data collection, the content was coded
obtained in the interview, comparing the common and divergent points between
the cities. After coding, we analyzed the results and arrived at the conclusion
that the current laws that govern education in Brazil leave in open to the role or
not of this professional in the initial years of teaching fundamental, thus
delegating or transferring the decision to city halls municipalities, making it a
political decision. This generates a very large discrepancy between cities, which
are part of the same macrosystem, in the light of the bioecological theory of
human development of Bronfenbrenner, so that some cities have the specialist
with two classes a week, others with one class and there are cities without this
type of activity. specialist in the early years.
Descrição
Palavras-chave
Implementação, Especialista, Educação Física, Anos iniciais
Idioma
Português
Como citar
MALAGI, R. C. A Implementação do especialista em educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: a realidade de três municípios do interior paulista. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023