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Publicação:
Classificação dos jogos no ambiente virtual do lazer, na perspectiva de usuários

dc.contributor.advisorSchwartz, Gisele Maria [UNESP]
dc.contributor.advisorSantiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorAbrucez, Paula Manco [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:04:55Z
dc.date.available2015-03-23T15:04:55Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEsse estudo, de natureza qualitativa, objetivou investigar as diferentes classificações dos jogos virtuais e os mais procurados pelos usuários. A pesquisa foi composta pela união de pesquisas bibliográficas e exploratórias, desenvolvida por intermédio de questionário semi-estruturado, aplicado a usuários de jogos virtuais on-line, participantes de fóruns on-line do Brasil. Os dados foram analisados descritivamente. Dos 17 indivíduos que responderam à pesquisa, 82% são do sexo masculino e 18%, do sexo feminino, com idades entre 21 e 27 anos. O lugar que em que mais acessam os jogos virtuais são suas casas, e a maior freqüência de acesso é de 7 dias por semana (29%), de 3 a 5 horas por dia (76%). O principal interesse pelos games acontece por esses serem uma forma de entretenimento. Dentre os jogos mais citados como seus favoritos estão Metal Gear Solid, Resident Evil, Farmville, Age of Empires e The Legend of Zelda. Quando perguntados o porquê de seu interesse por tal jogo, os participantes responderam que eles promovem socialização, diversão, contém gráficos (imagens e sons) e enredos interessantes, entre outros. A categoria de jogos favorita dos participantes é a de tiro (First Person Shooter), com 35% de citações, seguida por jogos de esportes, com 30%; porém, 23,5% respondeu não ter preferência quanto à categoria do game. Quanto à Classificação Indicativa, 65% dos participantes a consideram um fator importante, enquanto 35% consideram-na desnecessária. Porém, 88% responderam não olhar a Classificação Indicativa do game antes de comprá-lo ou utilizá-lo, citando, dentre os principais fatores, não se importarem ou ofenderem com qualquer conteúdo que o jogo possa apresentar e por serem maiores de idade.pt
dc.format.extent53 f.
dc.identifier.aleph000632416
dc.identifier.citationABRUCEZ, Paula Manco. Classificação dos jogos no ambiente virtual do lazer, na perspectiva de usuários. 2010. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
dc.identifier.fileabrucez_pm_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes9893065420927189
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/117945
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLazerpt
dc.subjectJogos da internetpt
dc.subjectJogos virtuais - Classificação indicativapt
dc.titleClassificação dos jogos no ambiente virtual do lazer, na perspectiva de usuáriospt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9893065420927189
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

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