Publicação: TRABALHO DOCENTE COM VIDEOAULAS EM EaD: DIFICULDADES DE PROFESSORES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE*
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (espanhol)
El artículo aborda los impactos de lastecnologías digitales en la labor docente y la relación con la idea de la docencia como profesión considerando las clases em video como el principal recurso educativo para la docência em educación (EaD) a distancia y enseñanza remota. El objetivo es analizar tesis y disertaciones brasileñas que abordan cuestiones, problemas y dificultades que enfrentan los docentes en el proceso de producción de clases en video para EaD. Una revisión en BR-CAPES-BTD resultó en 11 disertaciones que muestran distancias entre la formación del profesorado y la realidade del trabajo en EaD. La precariedad involucra aspectos de los lenguajes (audiovisual y expresividad docente) y socialización docente. Estos resultan en efectos perjudiciales sobre las dimensiones: personalidade del docente (sentimientos negativos, sufrimientos y malestar); desarrollo profesional docente y impacto social de la docencia (calidad de la enseñanza). En tiempos de educación digital, la producción de clases en video es una práctica que forma parte de la labor docente en EaD que requiere ser analizada y comprendida. El artículo muestra una faceta de esta realidad docente que tensa la profesionalización de la docencia y trae nuevos desafíos para la formación del profesorado.
Resumo (português)
O artigo aborda os impactos das tecnologias digitais no trabalho docente e na relação com a ideia de docência como profissão considerando a videoaula como principal recurso educacional da docência na EaD e no ensino remoto. O objetivo é analisar teses e dissertações brasileiras que abordam questões, problemas e dificuldades enfrentados por professores no processo de produção de videoaulas para EaD. Uma revisão no BR-CAPES-BTD resultou em 11 dissertações que mostram distanciamentos entre a formação docente e a realidade de trabalho em EaD. As precariedades envolvem aspectos de linguagens (audiovisual e do professor - expressividade) e de socialização docente. Delas decorrem efeitos prejudicantes nas dimensões: pessoalidade do professor (sentimentos negativos, desconfortos, sofrimentos e mal-estar); desenvolvimento profissional docente e impacto social da docência (qualidade do ensino). Em tempos de educação digital, a produção de videoaulas é uma prática constituinte do trabalho docente que requer ser analisada e compreendida. O artigo mostra uma faceta dessa realidade da docência que tensiona a profissionalização do ensino e traz novos desafios para a formação de professores.
Descrição
Palavras-chave
Educação a Distância, formação de professores, trabalho docente, profissionalização docente, expressividade
Idioma
Português
Como citar
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 37, p. -, 2021.