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Publicação:
Ensino bilíngue em Moçambique: um confronto entre forças centrípetas e centrífugas

dc.contributor.advisorArena, Dagoberto Buim [UNESP]
dc.contributor.authorCovane, Lourenço Alfredo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-09-23T14:52:28Z
dc.date.available2022-09-23T14:52:28Z
dc.date.issued2022-08-08
dc.description.abstractEste trabalho relata pesquisa que teve o objetivo de compreender o jogo de forças centrípetas e centrífugas que permeia programa de educação bilíngue em Moçambique, especificamente o processo de ensino e de aprendizagem de leitura e de escrita. Para atingir o objetivo os seguintes procedimentos metodológicos de geração de dados foram efetuados: análise de documentos de orientação técnica do ensino-aprendizagem da linguagem escrita na educação bilíngue; encontros dialógicos com dois gestores de uma escola situada na cidade autárquica de Vilankulo, em Inhambane, Moçambique; com duas professoras de educação bilíngue da mesma escola; com cinco mães (encarregadas de educação); e com uma formadora de professores do Ensino Básico; e ainda observação participativa de aulas. Essa metodologia se apoiou nas ciências humanas perspectivadas por autores russos da filosofia da linguagem (Volóchinov, Bakhtin e Medviédev). Os enunciados gerados foram registrados em áudios, na memória do pesquisador e em notas de campo. Os resultados mostram que há uma tensão entre as forças centrípetas e as forças centrífugas; o controle oficial da palavra centrípeta assume um lugar de destaque, porque o ensino da gramática e o da leitura e escrita como decodificação assumem papel principal. As forças centrífugas, embora haja tentativas de contestação, sofrem pressão das forças centrípetas. As análises dos enunciados em documentos oficiais, dos enunciados dos seres humanos em encontros dialógicos e das observações em sala de aula indicam que a educação bilíngue em Moçambique vive um dilema cultural, educacional e social que oscila entre a aceitação e a contestação.pt
dc.description.abstractThis paper reports research that aimed to understand the game of centripetal and centrifugal forces that permeates the bilingual education program in Mozambique, specifically the teaching and learning process of reading and writing. In order to achieve the objective, the following methodological procedures for data generation were carried out: analysis of technical guidance documents for the teaching and learning of written language in bilingual education; dialogic meetings with two managers of a school located in the municipal city of Vilankulo, in Inhambane, Mozambique; with two bilingual education teachers from the same school; with five mothers (guardians); and with a teacher trainer for Basic Education; and even participatory observation of classes. This methodology was supported by the human sciences envisaged by Russian authors of the philosophy of language (Voloshinov, Bakhtin and Medvedev). The utterances generated were recorded in audio, in the researcher's memory and in field notes. The results show that there is tension between centripetal forces and centrifugal forces; the official control of the centripetal word assumes a prominent place, because the teaching of grammar, and that of reading and writing as decoding, assume a leading role. Centrifugal forces, although there are attempts at contestation, suffer pressure from centripetal forces. The analysis of statements in official documents, statements made by human beings in dialogue meetings and observations in the classroom indicate that bilingual education in Mozambique is experiencing a cultural, educational and social dilemma that oscillates between acceptance and contestation.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88881.154520/2017-0
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationCOVANE, Lourenço Alfredo. Ensino bilíngue em Moçambique: um confronto entre forças centrípetas e centrífugas. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236706
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação bilíngue em Moçambiquept
dc.subjectFilosofia da linguagempt
dc.subjectLinguagem escritapt
dc.subjectForças centrípetaspt
dc.subjectForças centrífugaspt
dc.subjectBilingual education in Mozambiqueen
dc.subjectPhilosophy of languageen
dc.subjectWritten languageen
dc.subjectCentripetal forcesen
dc.subjectCentrifugal forcesen
dc.titleEnsino bilíngue em Moçambique: um confronto entre forças centrípetas e centrífugaspt
dc.title.alternativeBilingual education in Mozambique: confrontation between forces centripets and centrifugesen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaTeoria e práticas pedagógicaspt

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