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Publicação:
Inclusão pedagógica do laboratório de anatomia da UNESP/Bauru á comunidade estudantil, discentes e pós-graduanda

dc.contributor.advisorPereira, Sérgio [UNESP]
dc.contributor.authorToledo, Gustavo Lopes
dc.contributor.coadvisorNão houve
dc.contributor.institutionFaculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho e Faculdade de Odontologia da Faculdade do Centro Oeste Paulista
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-03-31T19:08:37Z
dc.date.available2025-03-31T19:08:37Z
dc.date.issued2024-03-28
dc.description.abstractA identificação das estruturas que constituem o corpo humano é de suma importância por isto o profissional deve possuir conhecimento anatômico humano adequado, o mesmo proporcionará um atendimento diferenciado e eficaz no diagnóstico e intervenção. Em geral aulas teóricas, práticas ministradas em laboratórios que dispõem de cadáveres dissecados, utilização de projeções de vídeos e de imagens de material audiovisual são métodos comumente utilizados. Entretanto, deficiências quanto ao conhecimento anatômico ainda persistem, o que sinaliza a necessidade de ferramentas educacionais mais ativas e distintas. A produção de material didático alternativo utilizando metodologias ativas é de grande valia como método complementar ao processo ensino- aprendizagem. Neste sentido, o presente estudo desenvolveu duas alças de pesquida, a primeira sobre a história do Laboratório de Anatomia da Faculdade de Ciências da UNESP Bauru – Levantamento histórico revisando as peças para melhor disponibiliza-las aos públicos alvos, já a segunda Estereognosia das Estruturas Anatômicas: comparação entre o ensino de anatomia humana por meio de peças biológicas e sintéticas. Os resultados deste estudo fornecem insights valiosos sobre as percepções e preferências dos alunos em relação ao uso de peças cadavéricas e modelos sintéticos no ensino anatômico. A preferência consistente por peças cadavéricas destaca a importância do realismo na educação, enquanto a utilidade dos modelos sintéticos é reconhecida por sua durabilidade e clareza. A variabilidade nas respostas dos alunos durante o teste cego revela desafios no reconhecimento de estruturas mais complexas ou menos familiares, especialmente quando feitas de material sintético. Estes achados sugerem que uma abordagem híbrida, que combine ambos os tipos de materiais, pode otimizar o aprendizado anatômico, atendendo às diversas necessidades dos alunos.pt
dc.description.abstractThe identification of the structures that make up the human body is of utmost importance, therefore the professional must have adequate knowledge of human anatomy, which will provide differentiated and effective care in diagnosis and intervention. In general, theoretical and practical classes taught in laboratories that have dissected cadavers, and the use of video projections and images from audiovisual material are commonly used methods. However, deficiencies in anatomical knowledge still persist, which indicates the need for more active and distinct educational tools. The production of alternative teaching material using active methodologies is of great value as a complementary method to the teaching-learning process. In this sense, the present study developed two research strands, the first on the history of the Anatomy Laboratory of the Faculty of Sciences of UNESP Bauru - Historical survey reviewing the pieces to better make them available to the target audiences, and the second on Stereognosis of Anatomical Structures: comparison between the teaching of human anatomy through biological and synthetic pieces.The results of this study provide valuable insights into students’ perceptions and preferences regarding the use of cadaveric specimens and synthetic models in anatomical teaching. The consistent preference for cadaveric specimens highlights the importance of realism in education, while the usefulness of synthetic models is recognized for their durability and clarity. The variability in students’ responses during blind testing reveals challenges in recognizing more complex or less familiar structures, especially when made of synthetic material. These findings suggest that a hybrid approach, combining both types of materials, can optimize anatomical learning, meeting the diverse needs of students.en
dc.identifier.lattes7214006320154515
dc.identifier.orcid0000-0003-0030-8198
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/296001
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectInclusão pedagógicapt
dc.titleInclusão pedagógica do laboratório de anatomia da UNESP/Bauru á comunidade estudantil, discentes e pós-graduandapt
dc.title.alternativePedagogical inclusion of the anatomy laboratory at UNESP/Bauru to the student community, students and postgraduate studentspt
dc.typeRelatório de pós-docpt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationf8c051b9-25b5-4892-95c8-6997cd6cbfb0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf8c051b9-25b5-4892-95c8-6997cd6cbfb0
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept

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