Logotipo do repositório
 

Publicação:
Prática e teoria no desenvolvimento: questão da tomada de consciência

dc.contributor.authorMontoya, Adrián Oscar Dongo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:38Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:38Z
dc.date.issued2017-08-01
dc.description.abstractAbstract The psychological study of moral development, as well as of affective and intellectual life, highlights the need to establish relationships between the child's practical action and reflection on his or her own actions and those of other individuals. However, analyzing these relationships requires taking into account the process that may make them intelligible: awareness. In this work, we will analyze these questions from some basic questions that refer to moral development: How does the child think the moral rules in the practice of the acts themselves and outside of them? Is there a correspondence between the moral judgments and the moral practice of the child? In the formation of heteronomous morality and autonomous morality, are moral practices and judgments the same? Do judgments result from the awareness of moral practices? In this study, we will highlight these problems and point out ways of solution that are shown in the psychogenetic research of Jean Piaget.en
dc.description.abstractResumen El estudio psicológico del desarrollo moral, así como de la vida afectiva e intelectual, pone de relieve la necesidad de establecer las relaciones entre la acción práctica del niño y la reflexión de él sobre sus propias acciones y de los otros individuos. Sin embargo, analizar esas relaciones exige llevar en cuenta el proceso que los podrá tornar inteligibles: a la toma de consciencia. En este estudio, se analizaron esas cuestiones a partir de algunas preguntas básicas que se refieren al desarrollo moral: ¿Cómo el niño piensa las reglas morales en la propia práctica de los actos y fuera de estos? ¿Hay correspondencia entre los juzgamientos morales yla práctica moral del niño? En la formación de la moral heterónoma y de la moral autónoma, ¿las prácticas y juicios morales son iguales? ¿Los juicios resultan de la toma de consciencia de las prácticas morales? En este estudio, se destacó esos problemas y se apuntó caminos de solución que se muestran en la investigación psicogenética de Jean Piaget.es
dc.description.abstractResumo O estudo psicológico do desenvolvimento moral, assim como da vida afetiva e intelectual, coloca em evidência a necessidade de estabelecer as relações entre a ação prática da criança e a reflexão dela sobre suas próprias ações e dos outros indivíduos. Porém, analisar essas relações exige levar em conta o processo que poderá torná-los inteligíveis: a tomada de consciência. Neste trabalho, analisaremos essas questões a partir de algumas perguntas básicas que se referem ao desenvolvimento moral: Como a criança pensa as regras morais na própria prática dos atos e fora desses? Existe correspondência entre os julgamentos morais e a prática moral da criança? Na formação da moral heterônoma e da moral autônoma, as práticas e juízos morais são os mesmos? Os juízos resultam da tomada de consciência das práticas morais? Neste estudo, destacaremos esses problemas e apontaremos vias de solução que se mostram na pesquisa psicogenética de Jean Piaget.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent235-244
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702121110
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 21, n. 2, p. 235-244, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/2175-3539201702121110
dc.identifier.fileS1413-85572017000200235.pdf
dc.identifier.issn1413-8557
dc.identifier.lattes5947319585220923
dc.identifier.orcid0000-0003-2381-3445
dc.identifier.scieloS1413-85572017000200235
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157718
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.relation.ispartofsjr0,225
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectcognitionen
dc.subjectrelation between theory and practiceen
dc.subjectMoral developmenten
dc.subjectconscientizaçãopt
dc.subjectrelação teoria-práticapt
dc.subjectdesenvolvimento moral.pt
dc.titlePrática e teoria no desenvolvimento: questão da tomada de consciênciapt
dc.title.alternativePractice and theory in the moral development: question of awarenessen
dc.title.alternativePráctica y teoría en el desarrollo moral: cuestión de la toma de conscienciaes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5947319585220923[1]
unesp.author.orcid0000-0003-2381-3445[1]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572017000200235.pdf
Tamanho:
298.28 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções