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Inquéritos de saúde e fonoaudiologia

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Editor

CEFAC Saúde e Educação

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

TEMA: os inquéritos de saúde constituem uma abordagem eficiente para estudos populacionais, sendo tal metodologia ainda pouco difundida entre os fonoaudiólogos brasileiros. Para a realização e análise de um estudo com base em inquéritos de saúde, o profissional deve transcender a visão clínica fonoaudiológica, partindo para uma abordagem social, demográfica, econômica e de saúde geral. OBJETIVO: realizar abordagem teórica acerca dos inquéritos de saúde, seus conceitos, histórico e resultados publicados no campo fonoaudiológico, com enfoque em saúde auditiva. CONCLUSÃO: os inquéritos de saúde constituem-se num método de investigação importante a ser explorado pelos fonoaudiólogos para que passem a recomendar ações relacionadas à saúde auditiva em sintonia com necessidades da população embasadas em dados epidemiológicos fidedignos.

Resumo (inglês)

BACKGROUND: health surveys make up an efficient approach for population researches, and this methodology is not widely diffused among Brazilian audiologists and speech-language pathologists. In order to carry out a research based on health surveys; the professional should transcend the clinical audiologist and speech-language pathologist view, aiming at a social, demographic and economic view of health. PURPOSE: achieve theoretic approach about health inquiries, their concepts, history and published results in audiology and speech-language science, with emphasis on hearing health. CONCLUSION: health surveys make up an important investigation method to be explored by audiologists and speech-language pathologists, so that they mat recommend actions related to hearing health according with the population needs based on reliable epidemiologic data.

Descrição

Palavras-chave

Inquéritos de Morbidade, Perda Auditiva, Saúde Pública, Morbidity Surveys, Hearing Loss, Public Health

Idioma

Português

Como citar

Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 11, n. 1, p. 166-172, 2009.

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