Publicação: Iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar: implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Lima, Elieuza Aparecida de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Tendo em vista a presença da língua inglesa em pré-escolas, esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp-Marília, junto a linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas, coloca-se como possibilidade para ampliação dos conhecimentos produzidos na área. Em acréscimo, firma-se com perspectivas de refletir criticamente sobre os elementos que fundamentam uma educação que promova o máximo desenvolvimento da inteligência e da personalidade das crianças em idade pré-escolar. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico, focada em questões sobre a iniciação à língua inglesa em turmas de crianças pequenas, com o objetivo geral de sistematizar algumas das possíveis implicações pedagógicas decorrentes de princípios da Teoria Histórico-Cultural para reflexões sobre iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar. A pesquisa fundamenta-se em Leontiev (2012), Vigotski (2012), Davidov (1988) e Elkonin (2009), para refletir sobre os conceitos de ser humano, aprendizagem, apropriação, objetivação, mediação, linguagem e desenvolvimento humano, considerando-os bases capazes de orientar a consecução de uma educação humanizadora das crianças pré-escolares. Como pesquisa bibliográfica, o aprofundamento deu-se em autores que estudam modos de abordagem da língua inglesa para crianças pré-escolares e também em estudos advindos da Teoria Histórico-Cultural. Para a constituição de um corpus de análise, foi feita uma revisão bibliográfica no campo normativo brasileiro e nos bancos de dados digitais de universidades públicas estaduais e federais como: USP, Unesp, Unicamp, UFRGS, UFSC, UFMG, UFRJ, UFPR, UFScar, Unir e da Capes. Pelos procedimentos metodológicos eleitos, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. O problema que motiva a pesquisa é: quais implicações pedagógicas podem ser decorrentes da Teoria Histórico-Cultural para pensarmos em uma iniciação potencialmente humanizadora da língua inglesa na idade pré-escolar? A hipótese levantada é que alguns dos princípios centrais da Teoria Histórico-Cultural são capazes de orientar um processo de iniciação à língua inglesa que prime pelo desenvolvimento humano na idade pré-escolar. A resposta ao problema de pesquisa envolve, pois, ações dirigidas à sistematização de implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural para a iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar. Os resultados encontrados remetem para a possibilidade de promover o desenvolvimento humano por meio de uma iniciação à língua inglesa que se paute pela valorização das características e necessidades da infância. A escola se torna um contexto potencializador de vivências por meio das quais a língua inglesa é apresentada na forma final, em ambientes que afetem essas crianças de modo a assumirem um papel ativo nas situações propostas. Dessa forma, defende-se a tese de que a apropriação de princípios advindos da Teoria Histórico-Cultural pode fomentar um trabalho educativo de iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar capaz de potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas, favorecendo, assim, processos qualitativos na constituição da inteligência e personalidade da criança.
Resumo (inglês)
Facing the current situation of the presence of the English language in Pre-School Education, this study, developed in the Post-Graduation in Education Program of Unesp-Marília, in the line of research denominated Pedagogic Theory and Practice, presents itself as a possibility for expanding the knowledge acquired in the field of Early Childhood Education with prospects of critically reflecting on the elements that found an education that promotes the maximum development of intelligence and pre-school children's personality. This is a bibliographic research focused on questions of initiation to the English language in groups of pre-school children, with the general objective of systematizing some of the possible pedagogical implications from the principles of Historical-Cultural Theory for reflections on the initiation to the English language in pre-school. The research is based on Leontiev (2012), Vigotski (2012), Davidov (1988) and Elkonin (2009), to reflect on concepts of human being, learning, appropriation, objectivities, mediation, language and human development, considering them as bases that are capable of orientate an education that humanizes pre-school children. As a bibliographic research, we will seek to deepen in authors who study ways of approaching the English language for Early Childhood Education and also in studies arising from the Historical-Cultural Theory. For the constitution of a corpus of analysis, a bibliographic review was made in the Brazilian normative field and in the digital databases of public state and federal universities such as: USP, Unesp, Unicamp, UFRGS, UFSC, UFMG, UFRJ, UFPR, UFScar, Unir and Capes. By the methodological procedures chosen, the research should stand out as qualitative. The problem that motivates the research is: what are the pedagogical implications that can arise from the Historical-Cultural Theory for thinking about a potentially humanizing initiation of the English language in the pre-school age? The hypothesis raised is that the principles of Historical-Cultural Theory are able to guide the process of introducing the English language in a way that it aims human development in the pre-school age. The answer to the research problem, therefore, involves actions aimed at the systematization of pedagogical implications of the Historical-Cultural Theory for the introduction to English in the pre-school age. The results found refer to the possibility of promoting human development through an initiation into the English language that is guided by the appreciation of the characteristics and needs of childhood. The school becomes a potential context for experiences through which the English language is presented in its final form, in environments that affect these children in order to take an active role in the proposed situations. In this way, the thesis defended is that the appropriation of the Historical-Cultural Theory principles is able to foment an educative work of initiation of the English language in the pre-school age that can potencialize the development of human capacities, helping, thus, in the qualitative processes of the constitution of children’s intelligence and personality.
Descrição
Palavras-chave
Educação pré-escolar, Iniciação à língua inglesa, Teoria histórico-cultural, Linguagem, Humanização, Pre-school education, Initiation to the english language, Historical-cultural theory, Language, Humanization
Idioma
Português