Fronteiras Brasil: redesign e desenvolvimento de site para um festival de arte-educação do interior paulista
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Maurício Elias Klafke Dick 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Design
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo desenvolver uma nova identidade visual e uma plataforma digital para o Festival Internacional de Arte-Educação Fronteiras Brasil. O Festival promove a formação de arte-educadores através das práticas horizontais e da troca cultural entre artistas e comunidades da cidade de Matão, São Paulo. Contudo, um problema enfrentado pela organização do Festival era justamente a falta de um conjunto visual que representasse o evento, seus valores e potência na cena interiorana. Ademais, o Fronteiras também passava por um momento de rebranding e definição de valores para redefinir seu público de interesse. As soluções de design encontradas para tais necessidades foram a criação de uma identidade visual mais condizente com o momento atual do Festival, e o desenvolvimento de um site informativo sobre o evento e processo de inscrição. Para isso, foram aplicadas as metodologias do Codesign, que se pauta na co-criação entre designer e cliente, e o framework de Garrett (2011), na criação de um site focado no usuário final, tudo isso orquestrado de forma concomitante pela metodologia do Duplo Diamante (Design Council, 2019). Com isso, foram criadas uma identidade visual, peças gráficas, e um site informativo, garantindo um novo momento visual para o evento e que realmente represente o projeto, atendendo também suas necessidades atuais. O trabalho foi, assim, uma oportunidade para explorar a aplicabilidade da metodologia do Codesign em projetos complexos, o que resultou em um processo mais assertivo, já que estava sempre alinhado e contando com a participação do usuário final.
Resumo (inglês)
This work 's objective is to develop a new visual identity and digital platform for the International Art-education Festival Fronteiras Brasil. The Festival aims at art-educational training through horizontal practices and cultural exchanges between participants and the local community. Nevertheless, an issue faced by its organization was the lack of a graphic and visual pack that could represent the event 's values and particularities. The Festival was also going through a rebranding moment, defining its target audience. Thus, the design solutions found for those necessities were a new visual identity focused on the event’ s new moment, and the development of an informative website about the project and the process of registration. In that process, the Codesign methodology was applied, together with Garret’s framework (2011) and the Double Diamond methodology (Design Council, 2019). Therefore, a visual identity was created, applied to graphic pieces, and an informative website, ensuring a new visual moment for the event that truly represents the project, also meeting its current needs. The work was an opportunity to explore the applicability of the Codesign methodology in complex projects, which resulted in a more assertive process, as it was always aligned and included the participation of the end user.
Descrição
Palavras-chave
Design, Design centrado no usuário, Experiência do usuário, Codesign, Interface design, Visual identity, Art festival
Idioma
Português
Citação
GUIMARÃES, Luísa Brejão. Fronteiras Brasil: redesign e desenvolvimento de site para um festival de arte-educação do interior paulista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.