Logotipo do repositório
 

Publicação:
Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos

dc.contributor.authorMoraes, Tatiana Schneider Vieira De
dc.contributor.authorCarvalho, Anna Maria Pessoa De
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:28:32Z
dc.date.available2018-11-12T17:28:32Z
dc.date.issued2017-12-01
dc.description.abstractAbstract: Student's graphic representations must be analyzed based on evidences and represent one of the ways of communication in the classroom. With qualitative approach and a case study perspective, an Inquiry-Based Teaching Sequence (IBTS) was structured for the students of 1st year of elementary school. At the end of classes, students had developed graphic representations, analyzed from a categorization process. These drawings, in association with the student's speech, had been able to communicate activities, concerning both the studied living being and the materials used in the inquiry-based process. The skills used by the students in their graphic representations are necessary tools for the engagement with scientific culture. Therefore, it is believed that the preparation of drawings, as a way to record, must be encouraged from the early years of the elementary school, leading to the building of new concepts and the growing engagement in scientific literacy.en
dc.description.abstractResumo: Os registros gráficos dos alunos devem ser analisados com base em evidências e representam um dos modos de comunicação em sala de aula. Com enfoque qualitativo e perspectiva de estudo de caso, estruturou-se uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). Ao término das aulas, os alunos elaboraram registros gráficos, analisados a partir de um processo de categorização. Esses desenhos, em associação com as falas dos alunos, foram capazes de comunicar as atividades realizadas, tanto no que diz respeito ao ser vivo estudado, como em relação aos materiais utilizados no processo de investigação. As habilidades empregadas pelos alunos em suas representações gráficas são ferramentas necessárias para o envolvimento com a cultura científica. Acredita-se que a elaboração de desenhos, como forma de registro, deve ser fomentada desde os primeiros anos do EF, visando a construção de novos conceitos e o envolvimento crescente com processos de Alfabetização Científica (AC).pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Didática
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Faculdade de Educação Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Didática
dc.format.extent941-961
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170040009
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 23, n. 4, p. 941-961, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320170040009
dc.identifier.fileS1516-73132017000400941.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.scieloS1516-73132017000400941
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/158147
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectScientific inquiryen
dc.subjectGraphic representationsen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectInvestigação científicapt
dc.subjectRepresentações gráficaspt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.titleInvestigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunospt
dc.title.alternativeScientific inquiry to the first year of elementary school: an articulation between students' speeches and graphical representationsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentDidática - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132017000400941.pdf
Tamanho:
736.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format