Logo do repositório
 

Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio

dc.contributor.authorSilva, Cristiano Moreira [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, Filipe Alves [UNESP]
dc.contributor.authorCavenaghi, Marcos Antônio [UNESP]
dc.contributor.authorUlson, Roberta Spolon [UNESP]
dc.contributor.authorSpolon, Renata [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:45Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:45Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: O advento e desenvolvimento da WWW (World Wide Web) no final da década de 1980 representaram um grande avanço na área de educação, tornando a Internet uma poderosa aliada às técnicas tradicionais de ensino. As tecnologias e os recursos de programação existentes na rede mundial criam uma interatividade que faltava aos ambientes de ensino/aprendizagem presencial ou a distância tradicionais. Nesse contexto, a Web possibilita o acesso on-line às informações, além de tornar possível o surgimento de novas técnicas de ensino, que permitem auxiliar as técnicas tradicionais. Objetivos: Este trabalho está voltado para a integração das tecnologias da Web e do paradigma de simulação visando o desenvolvimento de um ambiente educacional que possibilite simular e exemplificar os temas que fundamentam as teorias da física básica discutidas no ensino médio. O ambiente é constituído por objetos educacionais construídos como applets, ou seja, programas interativos escritos na linguagem Java e que podem ser embutidos em documentos hipertexto, visualizados no interior de um navegador da Web como o Internet Explorer e o Netscape Navigator. Métodos: Para a criação dos applets, foi realizado um levantamento dos fundamentos de Física no ensino médio que impõem maior dificuldade de aprendizado aos alunos. O ambiente de apoio foi elaborado com a criação de objetos educacionais ou applets, O uso de applets fornece uma representação mais adequada para a explanação de um conceito, quando comparado com figuras estáticas ou uma descrição textual, pois possibilitam simular experiências reais com mudança de parâmetros, comparação e verificação de resultados. Resultados: Dessa forma, é possível aos estudantes visualizar os conceitos de forma relativamente fácil, uma vez que as informações podem ser representadas dinamicamente e de forma interativa. O conjunto de applets desenvolvido permitiu aumentar a motivação e incentivar um maior interesse entre os estudantes, encorajando-os a participar ativamente da aula. Este projeto permitiu maior motivação desses alunos à aprendizagem dos conceitos de física e maior aproximação com novas tecnologias na área de Informática.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SP
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ74.htm
dc.identifier.lattes8163849451440263
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148349
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourcePROEX
dc.titleDesenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médiopt
dc.typeResumopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication872c0bbb-bf84-404e-9ca7-f87a0fe94e58
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery872c0bbb-bf84-404e-9ca7-f87a0fe94e58
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.author.lattes8163849451440263
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentComputação - FCpt

Arquivos