Publicação: Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio
dc.contributor.author | Silva, Cristiano Moreira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Vieira, Filipe Alves [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cavenaghi, Marcos Antônio [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ulson, Roberta Spolon [UNESP] | |
dc.contributor.author | Spolon, Renata [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:45Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:45Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: O advento e desenvolvimento da WWW (World Wide Web) no final da década de 1980 representaram um grande avanço na área de educação, tornando a Internet uma poderosa aliada às técnicas tradicionais de ensino. As tecnologias e os recursos de programação existentes na rede mundial criam uma interatividade que faltava aos ambientes de ensino/aprendizagem presencial ou a distância tradicionais. Nesse contexto, a Web possibilita o acesso on-line às informações, além de tornar possível o surgimento de novas técnicas de ensino, que permitem auxiliar as técnicas tradicionais. Objetivos: Este trabalho está voltado para a integração das tecnologias da Web e do paradigma de simulação visando o desenvolvimento de um ambiente educacional que possibilite simular e exemplificar os temas que fundamentam as teorias da física básica discutidas no ensino médio. O ambiente é constituído por objetos educacionais construídos como applets, ou seja, programas interativos escritos na linguagem Java e que podem ser embutidos em documentos hipertexto, visualizados no interior de um navegador da Web como o Internet Explorer e o Netscape Navigator. Métodos: Para a criação dos applets, foi realizado um levantamento dos fundamentos de Física no ensino médio que impõem maior dificuldade de aprendizado aos alunos. O ambiente de apoio foi elaborado com a criação de objetos educacionais ou applets, O uso de applets fornece uma representação mais adequada para a explanação de um conceito, quando comparado com figuras estáticas ou uma descrição textual, pois possibilitam simular experiências reais com mudança de parâmetros, comparação e verificação de resultados. Resultados: Dessa forma, é possível aos estudantes visualizar os conceitos de forma relativamente fácil, uma vez que as informações podem ser representadas dinamicamente e de forma interativa. O conjunto de applets desenvolvido permitiu aumentar a motivação e incentivar um maior interesse entre os estudantes, encorajando-os a participar ativamente da aula. Este projeto permitiu maior motivação desses alunos à aprendizagem dos conceitos de física e maior aproximação com novas tecnologias na área de Informática. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ74.htm | |
dc.identifier.lattes | 8163849451440263 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148349 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 8163849451440263 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Computação - FC | pt |