Logotipo do repositório
 

Publicação:
Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médio

dc.contributor.authorSilva, Cristiano Moreira [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, Filipe Alves [UNESP]
dc.contributor.authorCavenaghi, Marcos Antônio [UNESP]
dc.contributor.authorUlson, Roberta Spolon [UNESP]
dc.contributor.authorSpolon, Renata [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:45Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:45Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: O advento e desenvolvimento da WWW (World Wide Web) no final da década de 1980 representaram um grande avanço na área de educação, tornando a Internet uma poderosa aliada às técnicas tradicionais de ensino. As tecnologias e os recursos de programação existentes na rede mundial criam uma interatividade que faltava aos ambientes de ensino/aprendizagem presencial ou a distância tradicionais. Nesse contexto, a Web possibilita o acesso on-line às informações, além de tornar possível o surgimento de novas técnicas de ensino, que permitem auxiliar as técnicas tradicionais. Objetivos: Este trabalho está voltado para a integração das tecnologias da Web e do paradigma de simulação visando o desenvolvimento de um ambiente educacional que possibilite simular e exemplificar os temas que fundamentam as teorias da física básica discutidas no ensino médio. O ambiente é constituído por objetos educacionais construídos como applets, ou seja, programas interativos escritos na linguagem Java e que podem ser embutidos em documentos hipertexto, visualizados no interior de um navegador da Web como o Internet Explorer e o Netscape Navigator. Métodos: Para a criação dos applets, foi realizado um levantamento dos fundamentos de Física no ensino médio que impõem maior dificuldade de aprendizado aos alunos. O ambiente de apoio foi elaborado com a criação de objetos educacionais ou applets, O uso de applets fornece uma representação mais adequada para a explanação de um conceito, quando comparado com figuras estáticas ou uma descrição textual, pois possibilitam simular experiências reais com mudança de parâmetros, comparação e verificação de resultados. Resultados: Dessa forma, é possível aos estudantes visualizar os conceitos de forma relativamente fácil, uma vez que as informações podem ser representadas dinamicamente e de forma interativa. O conjunto de applets desenvolvido permitiu aumentar a motivação e incentivar um maior interesse entre os estudantes, encorajando-os a participar ativamente da aula. Este projeto permitiu maior motivação desses alunos à aprendizagem dos conceitos de física e maior aproximação com novas tecnologias na área de Informática.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SP
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ74.htm
dc.identifier.lattes8163849451440263
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148349
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleDesenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de física no ensino médiopt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8163849451440263
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentComputação - FCpt

Arquivos