Logotipo do repositório
 

Publicação:
A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática

dc.contributor.advisorAraya, Ana Maria Osorio [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Roberto Vitorino dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-12-03T00:17:58Z
dc.date.available2020-12-03T00:17:58Z
dc.date.issued2020-08-28
dc.description.abstractA experimentação no Ensino de Física apresenta relevância quando utilizada de forma adequada. Além disto utilizar a experimentação junto a outras ferramentas para enriquecer o ensino, é um desafio para o professor, pois eles enfrentam dificuldades na realização de atividades práticas e teóricas no pouco tempo de aula destinado a esta disciplina, se comparado com o tempo dedicado às outras. Isto se agrava se falarmos da formação do professor e da condição de trabalho encontrada em muitas escolas, principalmente públicas. As reflexões sobre a experimentação e como fazer para relacionar teoria e prática, são objetivos deste trabalho de construção de um acelerador magnético para a aprendizagem de conceitos de massa, velocidade e energia. A construção do equipamento em parceria professor-aluno, evidencia a importância de atividades práticas em sala de aula, aproximando os alunos do universo científico e consequentemente gerando uma aprendizagem significativa. Utilizando materiais de fácil aquisição foi confeccionado um acelerador magnético com o intuito de apresentar os conceitos de forma mais interessante e significativa, como mostram os resultados. No produto educacional apresentado como apêndice, podemos apreciar todas as atividades desenvolvidas nas aulas incluindo atividades teóricas e práticas e uma sequência didática que pode ser utilizada pelos professores de Física no planejamento das aulas.pt
dc.description.abstractExperimentation in Physics Teaching is relevant when used properly. In addition to using experimentation with other tools to enrich teaching, it is a challenge for the teacher, as they face difficulties in carrying out practical and theoretical activities in the short class time devoted to this discipline, compared to the time dedicated to others. subjects. This is aggravated if we talk about teacher training and the work condition found in many schools, mainly public ones. Reflections on experimentation and how to link theory and practice are the objectives of this work on building a magnetic accelerator for learning the concepts of mass, speed, energy. The construction of the equipment in a teacher-student partnership shows the importance of practical activities in the classroom, bringing students closer to the scientific universe and consequently generating significant learning. Using materials of easy acquisition, the accelerator was made and the concepts were presented in a more interesting and meaningful way, as shown in the results presented. The educational product developed presents the entire process including activities, form of work and a didactic sequence that can be used by physics teachers.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33283010001P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/194482
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectExperimentação em físicapt
dc.subjectCinemáticapt
dc.subjectAcelerador magnéticopt
dc.subjectEnsino de físicapt
dc.subjectPhysics experimentationen
dc.subjectKinematicsen
dc.subjectMagnetic acceleratoren
dc.subjectPhysics teachingen
dc.titleA importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemáticapt
dc.title.alternativeThe importance of experimentation in physics teaching: a case study in kinematics teachingen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEnsino de Física - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_rv_me_prud.pdf
Tamanho:
1.9 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: