Logotipo do repositório
 

Publicação:
Identidade marginal na literatura para crianças e jovens: os personagens de Lygia Bojunga

dc.contributor.advisorNigro, Cláudia Maria Ceneviva [UNESP]
dc.contributor.authorLaranja, Michelle Rubiane da Rocha [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:29:49Z
dc.date.available2014-06-11T19:29:49Z
dc.date.issued2009-09-04
dc.description.abstractEsta dissertação visa à análise e interpretação de quatro romances de Lygia Bojunga: A bolsa Amarela (1976), A casa da madrinha (1978), Seis vezes Lucas (1995) e Sapato de salto (2006). Os textos desta escritora são mundialmente conhecidos e amplamente premiados; todavia, ao serem classificados como Literatura para crianças e jovens, há uma tendência em considerá-los inferiores. Não se trata da denominação em si, mas do preconceito que ela pode acarretar, quando se pensa, por exemplo, que são textos de interesse exclusivo de crianças e adolescentes, ou que possuem uma utilidade prática (didática ou moralizante). Reconhecendo que Bojunga escreve para leitores de todas as idades, de forma artística e despretensiosa, várias abordagens diferentes podem ser utilizadas. Esta pesquisa – utilizando principalmente as teorias dos sociólogos Bauman (2001 e 2005) e Hall (2002) – destaca a possibilidade de trabalhar com o conceito de identidade marginal nas obras da referida escritora, revelando o caráter engajado dos textos. As crianças-protagonistas dos romances podem ser consideradas marginalizadas em detrimento dos personagens adultos com os quais se defrontam. As relações sociais são reconhecidas como responsáveis pela construção da identidade do sujeito, pois é no contato com o “outro” que ele olha para si, podendo assumir identidades diferentes, de acordo com as exigências da ocasião. Nesse contato, surgem várias situações de conflito, responsáveis por uma espécie de crise e, no caso de tais crianças-protagonistas, essa crise desencadeia uma busca pelo autoconhecimento, por aceitação e por liberdade. Nota-se que os textos de Bojunga apresentam uma revisão de conceitos e valores estereotipados, mas a ideologia trabalhada é sutil e lúdica, presente nas entrelinhas das histórias, as quais possuem um caráter altamente plurissignificativo...pt
dc.description.abstractThe analysis and interpretation of four novels written by Lygia Bojunga: A bolsa Amarela (1976), A casa da madrinha (1978), Seis vezes Lucas (1995) e Sapato de salto (2006) are shown in this dissertation. Bojunga’s texts are known all over the word and she is an award-winning; however, when they are labeled children’s literature, they are considered less literary. The problem isn’t the denomination but the prejudice against those texts. In some cases, for example, people think that only children and teenagers can like this kind of reading or they think that these texts ‘for children’ have a practical utility (didactical or moral). If we consider that Bojunga writes for all readers, in an artistic way, many different approaches can be used. This research considers the possibility of working with marginal identity’s concept in this author’s texts. For this work, sociological theory wrote by Bauman (2001 e 2005) and Hall (2002) will be used to show aspects of real life in the corpus. Children-characters in the novels can be considered marginal if they are compared to adult-characters. Social relationships are recognized as responsible for personal identity constructions. This is due to contact between somebody and the ‘other’ or to the use of different identities, according to social demands. Many difficult situations can appear and those are responsible for a kind of crisis. This crisis makes the children-characters search for their self-knowledge, aware of themselves and ready for freedom. It can be noted that Bojunga’s texts make a review of stereotyped concepts and values, but ideology is shown in a subtle and playful way. Her stories - between the lines - are plural and require active reader participation in order to be understood.en
dc.format.extent111 f. :
dc.identifier.aleph000603508
dc.identifier.capes33004153015P2
dc.identifier.citationLARANJA, Michelle Rubiane da Rocha. Identidade marginal na literatura para crianças e jovens: os personagens de Lygia Bojunga. 2009. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.
dc.identifier.filelaranja_mrr_me_sjrp.pdf
dc.identifier.lattes5980841495163205
dc.identifier.orcid0000-0002-8297-0419
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99121
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectNunes, Lygia Bojunga, 1932- Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil brasileira - História e críticapt
dc.subjectIdentidade na literaturapt
dc.subjectIdentityen
dc.subjectMarginalityen
dc.subjectLiterature for childrenen
dc.titleIdentidade marginal na literatura para crianças e jovens: os personagens de Lygia Bojungapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5980841495163205
unesp.advisor.orcid0000-0002-8297-0419
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.graduateProgramLetras - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaTeoria da literaturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
laranja_mrr_me_sjrp.pdf
Tamanho:
412.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format