Logotipo do repositório
 

Publicação:
A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura

dc.contributor.advisorRamos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
dc.contributor.authorLopes, Nathália Larissa
dc.date.accessioned2023-11-07T19:59:07Z
dc.date.available2023-11-07T19:59:07Z
dc.date.issued2023-09-29
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de refletir metodologicamente sobre a realização de círculos de leitura de textos literários, alicerçados na perspectiva do letramento literário, para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6o ao 9o ano) em uma turma multisseriada, com o intuito de verificar a construção de uma leitura subjetiva dos estudantes, observando o alcance desse método para a formação de leitores empíricos construídos por meio da singularização da leitura feita pelos alunos. O presente estudo justifica-se por propor uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino da literatura na Educação Básica, por meio da observação da execução prática das premissas de um paradigma de ensino de leitura que valoriza a formação de leitores subjetivos (ROUXEL, LANGLADE e REZENDE, 2013) por meio dos círculos de leitura (COSSON, 2020a, 2021). Como método investigativo, optou-se por uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, coletando dados a partir da observação da participação efetiva dos alunos nos círculos de leitura e na produção de diários de leitura por parte dos alunos. Parte-se da premissa de que o trabalho em sala de aula com o texto literário deve valorizar a leitura subjetiva com os alunos que, durante muito tempo, foi negligenciada na educação básica. A partir dessas reflexões, propomos uma discussão a respeito da importância de um letramento literário ideológico para a formação do leitor através de um círculo de leitura para que pudesse ser possível uma leitura subjetiva. Após a análise dos dados, foi possível notar algumas inconsistências que apareceram na formação de um Círculo de Leitura semiestruturado, já que o resultado esperado não foi atingido.pt
dc.description.abstractThis work aims to methodologically reflect on the realization of Book Clubs of literary texts, based on the perspective of literary literacy, for students of Elementary School (6th to 9th grade) in a multi-serial class, with the aim of verifying the construction of a subjective reading of the students, observing the reach of this method for the formation of empirical readers built through the singularization of the reading made by the students. The present study is justified by proposing a theoretical-methodological reflection on the teaching of literature in Basic Education, through the observation of the practical execution of the premises of a reading teaching paradigm that values the formation of subjective readers (ROUXEL, LANGLADE and REZENDE, 2013) through Book Clubs (COSSON, 2020a, 2021). As an investigative method, a qualitative ethnographic research was chosen, collecting data from the observation of the effective participation of the students in the Book Clubs and in the production of reading diaries by the students. It starts from the premise that work in the classroom with the literary text should value the subjective reading with students that, for a long time, was neglected in Basic Education. From these reflections, we propose a discussion about the importance of an ideological literary for the formation of the reader through a Book Club so that a subjective reading could be possible. After analyzing the data, it was possible to notice some inconsistencies that appeared in the formation of a semi-structured Book Club, since the expected result was not achieved.pt
dc.identifier.citationLOPES, Nathália Larissa. A leitura subjetiva por meio de círculos de leitura. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2023.
dc.identifier.lattes8980278431507068
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251254
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLeitura subjetivapt
dc.subjectCírculos de Leiturapt
dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)pt
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt
dc.subjectLiterary readingpt
dc.subjectBook clubpt
dc.subjectSubjective readingen
dc.subjectElementary school final yearsen
dc.subjectLetramentoen
dc.subjectReading circleen
dc.titleA leitura subjetiva por meio de círculos de leitura
dc.title.alternativeThe subjetive reading by book clubsen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramLetras - FCLAS 33004048019P1
unesp.knowledgeAreaLiteratura e vida social
unesp.researchAreaLeitura, Crítica e Teoria Literária

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lopes_nl_me_assis.pdf
Tamanho:
1.07 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.94 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: