Logotipo do repositório
 

Publicação:
Denúncias e anunciações sobre camadas de vulnerabilidade social e Educação Matemática junto a um grupo de mulheres pretxs que assumiram empoderar-se por meio da tecnologia

dc.contributor.advisorMiarka, Roger [UNESP]
dc.contributor.authorSuárez, Jeimy Marcela Cortés
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-08-11T23:07:36Z
dc.date.available2020-08-11T23:07:36Z
dc.date.issued2020-07-28
dc.description.abstractEsta pesquisa mobilizou, junto à educação matemática, temas relacionados à vulnerabilidade social associada a questões de gênero, sexualidade e raça a partir de um trabalho de campo amparado pelo método da cartografia com um grupo de mulheres pretxs de São Paulo, chamado de InfoPreta, cujas participantes assumiram empoderar-se por meio da tecnologia. A pesquisa valeu-se da pergunta diretriz “O que acontece com mulheres em condição de vulnerabilidade social que assumem um empoderamento por meio da tecnologia?” junto ao objetivo de compreender e de dar visibilidade a modos pelos quais esse grupo de mulheres, amparado por uma consciência coletiva da multiplicidade de conhecimento e perspectiva de gênero, conseguiram, por meio da tecnologia, empoderar-se, criando possibilidades de aproximação às ciências exatas. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou narrar histórias de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que pudessem problematizar a educação a partir de suas possibilidades de empoderamento junto à tecnologia; discutir relações de poder envolvento raça, gênero e sexualidade na sociedade a partir de discussões sobre empoderamento de mulheres em condição de vulnerabilidade social por meio da tecnologia; e refletir sobre possíveis processos de transformação social passíveis de serem visibilizados juntos aos discursos de empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Como política de escrita, assumiu-se uma proposta de apresentação por meio de fragmentos narrativos com inspiração na História Oral, agrupados em “Amores Malsanos”, que opera com rastros de experiências de vida da pesquisadora junto aos temas abordados na dissertação; “Desafinados”, que traz experimentações junto ao trabalho de campo; e “Acalento”, que dá a ver a potência de articulações em direção a um fora produzido pela pesquisa.pt
dc.description.abstractThis research mobilized, along with mathematics education, themes related to social vulnerability associated with gender, sexuality and race issues, based on a fieldwork supported by the cartography method with a group of black women from São Paulo, called InfoPreta, whose participants assumed to empower themselves through technology. The research used the guiding question “What happens to women in conditions of social vulnerability who assume empowerment through technology?” together with the objective of understanding and giving visibility to the ways in which this group of women, supported by a collective awareness of the multiplicity of knowledge and a gender perspective, was able, through technology, to empower themselves, creating possibilities of approximation to the exact sciences. As specific objectives, the research sought to narrate life stories of women in situations of social vulnerability, who could problematize education from their possibilities of empowerment with technology; discuss power relations involving race, gender and sexuality in society based on discussions about the empowerment of women in conditions of social vulnerability through technology; and reflect on possible social transformation processes that can be viewed together with the discourses of empowerment of women in situations of social vulnerability. As a writing policy, a proposal for presentation was made through narrative fragments inspired by Oral History, grouped in “Amores Malsanos”, which operates with traces of the researcher's life experiences along with the themes addressed in the dissertation; “Desafinados”, which brings experimentations together within the fieldwork; and “Acalento”, which shows the power of articulations towards an outside produced by the research.en
dc.description.abstractEsta investigación movilizó, junto con la educación matemática, temas relacionados con la vulnerabilidad social asociada con cuestiones de género, sexualidad y raza, en base al trabajo de campo apoyado por el método de cartografía con un grupo de mujeres pretxs de São Paulo, llamado InfoPreta, cuyas participantes asumieron que se empoderaron a través de la tecnología. La investigación utilizó la pregunta guía “¿Qué les sucede a las mujeres en condiciones de vulnerabilidad social que asumen el empoderamiento a través de la tecnología?” junto con el objetivo de comprender y dar visibilidad a las formas en que este grupo de mujeres, apoyadas por una conciencia colectiva de la multiplicidad del conocimiento y una perspectiva de género, fueron capaces, a través de la tecnología, de empoderarse, creando posibilidades de aproximación a las ciencias exactas. Como objetivos específicos, la investigación buscó narrar historias de vida de mujeres en situaciones de vulnerabilidad social, que pudieran problematizar la educación a partir de sus posibilidades de empoderamiento con la tecnología; discutir las relaciones de poder que involucran la raza, el género y la sexualidad en la sociedad, basadas en discusiones sobre el empoderamiento de las mujeres en condiciones de vulnerabilidad social a través de la tecnología; y reflexionar sobre posibles procesos de transformación social que se pueden ver junto con los discursos de empoderamiento de mujeres en situaciones de vulnerabilidad social. Como política de escritura, se realizó una propuesta de presentación a través de fragmentos narrativos inspirados en la Historia Oral, agrupados en “Amores Malsanos”, que opera con rastros de las experiencias de vida de la investigadora junto con los temas tratados en la disertación; “Desafinados”, que une las experimentaciones con el trabajo de campo; y “Acalento”, que muestra el poder de las articulaciones hacia un exterior producido por la investigación.es
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001.
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.lattes2746633087499932
dc.identifier.orcid0000-0002-0633-8446
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/193165
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGêneropt
dc.subjectSexualidadept
dc.subjectRacismopt
dc.subjectVulnerabilidade socialpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectMétodo da cartografiapt
dc.subjectFilosofia da diferençapt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectGenderen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectRacismen
dc.subjectSocial vulnerabilityen
dc.subjectEducationen
dc.subjectMethod of cartographyen
dc.subjectPhilosophy of differenceen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectGéneroes
dc.subjectSexualidades
dc.subjectVulnerabilidad sociales
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectMétodo de la cartografíaes
dc.subjectFilosofía de la diferenciaes
dc.subjectEducacion matemáticaes
dc.titleDenúncias e anunciações sobre camadas de vulnerabilidade social e Educação Matemática junto a um grupo de mulheres pretxs que assumiram empoderar-se por meio da tecnologiapt
dc.title.alternativeComplaints and announcements about layers of social vulnerability and Mathematics Education with a group of black women who assumed empowerment through technologyen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2746633087499932
unesp.advisor.orcid0000-0002-0633-8446
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaFilosofia e epistemologia na educação matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
suárez_jmc_me_rcla.pdf
Tamanho:
6.77 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.07 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: