Logotipo do repositório
 

Publicação:
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização

dc.contributor.authorDalla Vecchia, Rodrigo [UNESP]
dc.contributor.authorMaltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Luterana do Brasil Departamento de Matemática
dc.contributor.institutionGrupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática
dc.contributor.institutionGrupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na Sociedade
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:19Z
dc.date.available2014-05-20T15:14:19Z
dc.date.issued2012-08-01
dc.description.abstractNeste artigo construímos um entrelaçamento teórico-filosófico que tem como objetivo discutir a relação entre Modelagem Matemática e realidade do mundo cibernético. em particular, essa abrangência da realidade é evidenciada como um possível vetor de virtualização, isto é, como um aspecto que pode influenciar o modo como a problemática que envolve uma determinada situação ou entidade é compreendida. Para tanto, fazemos uma associação entre Modelagem Matemática e as transformações que envolvem os modos de ser denotados por real, possível, atual e virtual, tendo como base ilustrativa as quatro causas aristotélicas. Complementando essa associação, assumimos uma concepção de problema que permite uma consolidação entre as relações estabelecidas e, também, uma concepção de realidade que entende o mundo cibernético como uma de suas dimensões. Por fim, apresentamos um exemplo de Modelagem Matemática ocorrido em sala de aula, que visa caracterizar a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização.pt
dc.description.abstractIn this paper, we build a theoretical-philosophical interlacing that aims to discuss the relationship between Mathematical Modeling and the reality of the cyberworld. This reality is particularly viewed as a possible vector of virtualization, i.e. as an element that enables the transformation of the perception of the problem involving a particular situation or entity. To do so, we make an association between mathematical modeling and transformations that involve the ways of being denoted by real, possible, current and virtual, through the four Aristotelian causes. Complementing this association, we assume a conception of problem that allows a consolidation among the established relationships and also a conception of reality that sees the cyberworld as one of its dimensions. Finally, we present an example of mathematical modeling from the classroom, aiming to characterize the reality of the cyberworld as a vector of virtualization.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.description.affiliationUniversidade Luterana do Brasil Departamento de Matemática
dc.description.affiliationGrupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática
dc.description.affiliationGrupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com Inclusão da Informática na Sociedade
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.format.extent963-990
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6895
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 963-990, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-636X2012000300010
dc.identifier.fileS0103-636X2012000300010.pdf
dc.identifier.issn0103-636X
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.lattes5990590753771856
dc.identifier.scieloS0103-636X2012000300010
dc.identifier.scopus2-s2.0-84881352361
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29144
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática
dc.relation.ispartofsjr0,196
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectProblemapt
dc.subjectRealidadept
dc.subjectVirtualpt
dc.subjectEnsino de Matemáticapt
dc.subjectProblemen
dc.subjectRealityen
dc.subjectVirtualen
dc.subjectMathematics Educationen
dc.titleModelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualizaçãopt
dc.title.alternativeMathematical Modeling and Information and Communication Technology: the reality of the cyberworld as a vector of virtualizationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5990590753771856
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentEstatística, Matemática Aplicada e Computação - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-636X2012000300010.pdf
Tamanho:
681.82 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: