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Publicação:
Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar

dc.contributor.advisorRibeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]
dc.contributor.authorBraga, Keith Daiani da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-01-26T13:21:16Z
dc.date.available2015-01-26T13:21:16Z
dc.date.issued2014-06-05
dc.description.abstractThe aim of our master’s dissertation in Education - linked to the research line called Formative Processes, Values and Difference- is to understand how the School Book of Occurrence, institutional instrument used in some brazilian public schools to record the events that affect the functioning of these institutions with regard to student behavior, brings the reports about homophobic violence that develop in the educational space. Homophobia, in general, relates to attitudes of violence (physical, psychological) and positions - even implicit - when materialized, act as a mechanism for interdiction, surveillance and control of sexual behavior (albeit expressed by Subject heterosexual) not heterocentric and / or not represented by patterns of gender identity. Thus, the present study funded by the Research Foundation of the State of São Paulo - FAPESP, developed in twelve schools of the State Public Elementary and Middle II of Presidente Prudente, SP, seeks to meet the following specific objectives from the analysis of school books of Occurrence: to survey of the reports that relate to the topic of homophobia; analyze the content and frequency of these reports appear , and to identify the possible positions of educators who reported the incident and the actions taken by the whole body of the school about the issue. To do so, follow the methodological guidelines of Document Analysis on the development of research and adopted as theoretical contributions from authors who proposes thinking problematic about education from the current post-structuralism thought and Queer Theory...en
dc.description.abstractO objetivo da nossa dissertação de mestrado em Educação - vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos, Diferença e Valores- é compreender como o Livro de Ocorrência Escolar, instrumento institucional utilizado em algumas escolas públicas brasileiras para registrar os acontecimentos que prejudicam o funcionamento dessas instituições no que diz respeito ao comportamento das alunas e dos alunos, traz os relatos sobre as violências de natureza homofóbica que se desenvolvem no espaço educacional. A homofobia, em linhas gerais, relaciona-se a atitudes de violência (física, psicológica) e posicionamentos que – mesmo implícitos – quando materializados, atuam como um mecanismo de interdição, controle e vigilância de comportamentos sexuais (ainda que expressados por sujeitos heterossexuais) não heterocentrados e/ou não representados pelos padrões identitários de gênero. Deste modo, o presente estudo financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, desenvolvido em doze escolas Públicas Estaduais do Ensino Fundamental II e Médio de Presidente Prudente-SP, busca atender os seguintes objetivos específicos a partir da análise dos Livros de Ocorrência Escolar: levantar os relatos que se relacionam ao tema da homofobia; analisar o conteúdo e a frequência com que esses relatos aparecem; e identificar os possíveis posicionamentos das educadoras e dos educadores que registraram o ocorrido bem como as atitudes tomadas por todo o corpo da escola diante da problemática. Para tanto, seguimos as orientações metodológicas da Análise Documental no desenvolvimento da pesquisa e adotamos como referencial teórico as contribuições de autores que propõem problematizar a educação a partir da corrente de pensamento pós-estruturalista e da Teoria Queer...pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent200 f. : il., mapas
dc.identifier.aleph000802257
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationBRAGA, Keith Daiani da Silva. Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar. 2014. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
dc.identifier.file000802257.pdf
dc.identifier.lattes0145582434192657
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/113831
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectHomofobiapt
dc.subjectAlunospt
dc.subjectNarrativas pessoaispt
dc.subjectProfessores - Narrativas autobiograficaspt
dc.subjectProfessoras - Narrativas autobiograficaspt
dc.subjectEducationpt
dc.titleHomofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolarpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0145582434192657
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação Inicial e Continuada de Professorespt

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