Publicação: Implementação da sociologia na rede estadual de São Paulo: análise das narrativas e manifestações dos agentes públicos
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Data
2021-02-22
Autores
Orientador
Ribeiro, Ricardo 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem por objetivo discutir como a Sociologia foi implementada na educação básica da rede estadual paulista, utilizando como principal referencial de análise a narrativa dos agentes públicos que atuaram como responsáveis por esse componente curricular em uma das coordenadorias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, a CGEB (atual COPED), onde desenvolveram diversas ações, no período de 2008 a 2017. Para abarcar a maior quantidade de informações qualitativas pertinentes às essas ações, a metodologia adotada foi no formato de entrevista livre não estruturada, que ofereceu aos entrevistados a oportunidade de falar livremente sobre seu cotidiano dentro da Secretaria. O intuito desta dissertação é exatamente o de compreender como estes agentes públicos enxergavam, não apenas a política pública, mas principalmente, a política educacional atrelada a implementação do componente Sociologia na educação básica, rememorando os trabalhos desenvolvidos por eles a frente da pasta: as formações para professoras e professores, as análises e produções de materiais voltados para o ensino da Sociologia os desafios e os espaços de enfrentamento, mas também as parcerias e a construção dos diálogos que tornaram possíveis algumas conquistas.. As narrativas demonstram uma linha cronológica e conectam histórias de um contexto prático, onde cada enredo vai sendo ligado a uma estrutura, demonstrando assim que os fatos apresentados por cada um destes agentes não foram desempenhados como fatos isolados, mas enquanto conjunto de práticas que foram sendo complementadas. Contar um pouco dessa história possibilita entender, além dos desafios, um pouco sobre a estrutura da educação na maior rede pública de ensino no país.
Resumo (inglês)
This work aims to discuss how Sociology was implemented in basic education in the state network of São Paulo, using the narrative of public agents who acted as responsible for this curricular component in one of the coordinators of the São Paulo State Education Department as the main reference for analysis, CGEB (now COPED), where they developed several actions, from 2008 to 2017. To cover the largest amount of qualitative information pertinent to these actions, the methodology adopted was in the form of unstructured free interview, which offered to the interviewees the opportunity to speak freely about their daily lives within the Secretariat. The purpose of this dissertation is exactly to understand how these public agents saw, not only public policy, but mainly, the educational policy linked to the implementation of the Sociology component in basic education, recalling the work developed by them in front of the portfolio: training for teachers and professors, the analysis and production of materials aimed at teaching Sociology the challenges and spaces for confrontation, but also the partnerships and the construction of dialogues that made some achievements possible. The narratives demonstrate a chronological line and connect stories from a practical context, where each plot is linked to a structure, thus demonstrating that the facts presented by each of these agents were not performed as isolated facts, but as a set of practices that were being complemented. Telling a little of this story makes it possible to understand, in addition to the challenges, a little about the structure of education in the largest public school system in the country
Descrição
Idioma
Português