Publicação:
Protection or Interference? The Legitimacy of Contemporary Humanitarian Interventions and the Engagement of Nonhegemonic Powers

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-10-16

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

In this article, we use the notion of legitimacy to analyse shifts in global humanitarian interventions since the 1990s, culminating in the contested adoption of the Responsibility to Protect (R2P) framework under the United Nations umbrella in 2005. We assess how this important shift was disputed with narratives of protection and interference, and argue that the engagement of nonhegemonic actors (specifically Brazil and Russia) with the scope of humanitarian protection has influenced the substantive legitimacy of this global governance issue over the past three decades by creating a norm-making process in which the fundamental features of humanitarianism have been tested and challenged.

Resumo (português)

Neste artigo, usamos a noção de legitimidade para analisar a transformação de intervenções humanitárias e a Responsabilidade de Proteger (na sigla em inglês, R2P) sob o guarda-chuva do CSNU desde os anos 90. Avaliamos como essa importante mudança foi contestada usando narrativas de proteção e ingerência, e argumentamos que o envolvimento de atores não-hegemônicos (especificamente Brasil e Rússia) no escopo da proteção humanitária afetou como a legitimidade substantiva do tópico de governança global evoluiu ao longo das três últimas décadas criando um processo de depuração normativa no qual os princípios fundamentais do tópico foram testados e contestados.

Descrição

Idioma

Inglês

Como citar

Contexto Internacional. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais, v. 42, n. 2, p. 257-276, 2020.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação