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Publicação:
Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente

dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.contributor.advisorBenites, Larissa Cerignoni [UNESP]
dc.contributor.authorArnosti, Rebeca Possobom [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:05:43Z
dc.date.available2015-03-23T15:05:43Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNo mundo globalizado, a complexidade dos processos subjetivos e objetivos envolvidos na construção das identidades singulares e culturais exige pensar como o sujeito da atualidade sofre, experimenta e vivencia a diversidade de influências culturais nas quais está imerso. Neste contexto, escolheu-se, de um lado, a figura do professor como objeto de estudo, para saber como esta complexidade de processos perpassa a construção de sua identidade docente vinculada ao desenvolvimento pessoal, mas também profissional. Por outro lado, a influência dos livros de autoajuda também será objeto de estudo por apresentar um papel cada vez mais presente no preenchimento da perda de autoestima do professor, assim como da “perda de subjetividade”, visando elevar “a moral” dos professores, mas que nos passa a compreensão de uma contribuição dúbia para o exercício da profissão. Assim, nosso olhar volta-se para a questão da construção da identidade desse professor e do exercício de sua profissionalidade, considerando a questão da dimensão afetiva como um dos constructos da autoestima docente e de sua identidade. Tendo como referência esses pressupostos, este trabalho tem como objetivos: (a) averiguar nas políticas públicas de formação de professores como a dimensão (sócio-)afetiva (ou dimensão pessoal) vem sendo tratada nas propostas de formação docente; (b) identificar nos docentes que atuam em escolas da rede de ensino, educação básica, os aspectos constitutivos da dimensão (sócio-)afetiva (ou dimensão pessoal) da identidade do professor; e (c) assinalar nas descrições dos professores respondentes (a partir de fonte documental ou questionário) a existência ou não da literatura de autoajuda no cotidiano docente. Optou-se, como procedimento metodológico, pela pesquisa qualitativa, na perspectiva do “construtivismo social”... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent147 f.
dc.identifier.aleph000707816
dc.identifier.citationARNOSTI, Rebeca Possobom. Entre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docente. 2012. 147 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
dc.identifier.filearnosti_rp_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes7352600571268275
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118108
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectTeachers, Training ofpt
dc.subjectAutoajudapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectIdentidade profissionalpt
dc.subjectAuto-estimapt
dc.subjectAfeto (Psicologia)pt
dc.subjectEmoçõespt
dc.titleEntre o direito à ternura e a 'pedagogia do amor': a dimensão (sócio-) afetiva da identidade docentept
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7352600571268275
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

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