Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação ambiental e políticas públicas nas dissertações e teses de educação ambiental no Brasil: análise dos processos de elaboração e implementação

dc.contributor.advisorSantana, Luiz Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorNery-Silva, Ana Clara [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-01T13:10:28Z
dc.date.available2016-07-01T13:10:28Z
dc.date.issued2015-09-02
dc.description.abstractSeeking to investigate public policies related with environmental education, this state of the art research had as the object of investigation dissertations and theses contained in the catalog of the project A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: análise da produção acadêmica (dissertações e teses) named like Project EARTE too. Twenty-four research sorted in the 'Public policies in EA' Study's theme were found, focused on elaborating and implementing of these policies. The productions were contextualized in the most general context of the environmental education research and, after, a new thematic focus was done, prioritizing just five investigations focused in the federal levels. These surveys were analyzed using Content Analysis framework (Bardin, 2011). We sought to answer the following research questions: is possible to find indications about elaborating and implementing process of public policies as a research object in these productions? If this can be found, what political agents/actors and sociopolitical contexts are referenced in these productions? What concepts of environmental education and public policy are present in these theses and dissertations ? The political agents/ actors held responsible for the elaboration and implementation of public policies were organized in two categories (governmental and nongovernmental), totalizing eleven different agents/ actors. Public policy conceptions approached this as being in a dependency of the official authorities (governments and states), emphasizing, although the necessity about a participatory management in public policies related to environmental education. About the sociopolitical contexts, was found the necessity to understand the different action strategies of the different sociopolitical agents/ actors who act in the institutionalization process and the interests involved in this stages. Environmental education concepts found were connected to the three...en
dc.description.abstractBuscando investigar as políticas públicas ligadas à educação ambiental, esta pesquisa de estado da arte teve por objeto analítico dissertações e teses contidas no catálogo do projeto A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: análise da produção acadêmica (dissertações e teses), também chamado de Projeto EARTE. Foram encontradas vinte e quatro produções classificadas segundo o Tema de Estudo 'Políticas públicas em EA' e focadas nos processos de elaboração e implementação dessas políticas. Estas produções foram situadas dentro do contexto geral de pesquisas em educação ambiental e, posteriormente, um recorte temático foi feito, focando apenas investigações pautadas no nível federal, delimitando-se cinco trabalhos que foram analisados segundo o referencial da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Buscouse responder às seguintes questões de pesquisa: existem indícios de processos de elaboração e implementação de políticas públicas enquanto objeto de pesquisa destas produções? Caso existam, que agentes/ atores políticos e contextos sociopolíticos são referenciados nestas produções? Que concepções de educação ambiental e políticas públicas estão presentes nestas teses e dissertações? Os agentes/ atores políticos considerados responsáveis pela elaboração e implementação das políticas públicas foram divididos em duas categorias (governamentais e não governamentais), totalizando onze agentes/atores diferentes. As concepções de políticas públicas sugeriram-nas enquanto estando a cargo das autoridades oficiais (governos e Estado), ressaltando, porém, a necessidade da gestão participativa nas políticas públicas ligadas à educação ambiental. Observa-se a necessidade de compreender as diversas estratégias de ação dos diferentes agentes/ atores que atuam nos processos de institucionalização das políticas públicas e de contextualizar os interesses evolvidos nas etapas de...pt
dc.format.extent189 f. : il.
dc.identifier.aleph000867239
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.citationNERY-SILVA, Ana Clara. Educação ambiental e políticas públicas nas dissertações e teses de educação ambiental no Brasil: análise dos processos de elaboração e implementação. 2015. 189 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/21-06-2016/000867239.pdf
dc.identifier.lattes1658798303826202
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140238
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnvironmental educationpt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectTesespt
dc.subjectAgentes políticospt
dc.subjectBrasilpt
dc.titleEducação ambiental e políticas públicas nas dissertações e teses de educação ambiental no Brasil: análise dos processos de elaboração e implementaçãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1658798303826202
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaEducação ambientalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000867239.pdf
Tamanho:
2.73 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format