Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os professores de química e o uso do computador em sala de aula: discussão de um processo de formação continuada

dc.contributor.authorGabini, Wanderlei Sebastião
dc.contributor.authorDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionFundação Educacional Dr. Raul Bauab
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:48:56Z
dc.date.available2014-05-20T13:48:56Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.description.abstractO presente artigo discute estratégias utilizadas em um processo de formação continuada que se destina a promover a inserção da informática nas aulas de Química, organizado com base na racionalidade prática e na reflexão crítica sobre o trabalho docente. Esse processo envolveu professores de escolas estaduais localizadas na região de Jaú (SP) e utilizou a educação a distância como recurso para mediar os períodos entre os encontros presenciais. As estratégias selecionadas para discussão neste artigo, dentre as utilizadas no processo de formação, são: a elaboração de material didático e o desenvolvimento de aulas nas Salas Ambiente de Informática das escolas. Tais propostas se revelaram importantes por considerarem o professor como autor dos recursos didáticos para trabalho em sala de aula, e o contexto escolar como subsídio à própria ação de formação.pt
dc.description.abstractThis article discusses strategies used in a process of in-service teacher training which aims to promote the insertion of Information and Communication Technologies (ICT) in Chemistry, classes organized on the basis of practical thinking and critical reflection on the teaching. This process has involved teachers in state public schools in the region of Jaú (SP) and has used Distance Education as a resource to mediate in the periods between meetings. The strategies selected for discussion in this article, among those used in the process of in-service teacher training, are the elaboration of learning materials as well as working with students in the Computer Lab of the schools. These proposals have shown up as important features for consideration: the teacher as the author of learning resources for the work in the classroom, along with the school context as a subsidy for the process of in-service teacher training itself.en
dc.description.affiliationFundação Educacional Dr. Raul Bauab
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Educação
dc.format.extent343-358
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000200007
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 2, p. 343-358, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132009000200007
dc.identifier.fileS1516-73132009000200007.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes2374974313953772
dc.identifier.orcid0000-0002-0192-3988
dc.identifier.scieloS1516-73132009000200007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/17413
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectEnsino de Químicapt
dc.subjectInformáticapt
dc.subjectIn-service teacher trainingen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT)en
dc.titleOs professores de química e o uso do computador em sala de aula: discussão de um processo de formação continuadapt
dc.title.alternativeChemistry teachers and the use of computers in the classroom: discussions about a process of in-service teacher trainingen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2374974313953772[2]
unesp.author.orcid0000-0002-0192-3988[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132009000200007.pdf
Tamanho:
159.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: