Logotipo do repositório
 

Publicação:
A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental

dc.contributor.advisorXatara, Claudia Maria [UNESP]
dc.contributor.authorMoraes, Adriana Cardoso de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:20Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:20Z
dc.date.issued2007-01-19
dc.description.abstractEste trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma mais pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos, o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com este contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes instrumentos pedagógicos, como livros didáticos e dicionários escolares, discutindo sua adequação para as séries propostas, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos.pt
dc.description.abstractThis study starts from the proposition that the vocabulary teaching at Elementary School, unfortunately, is still a question that has not been dealed with an specific way. As a lot of pedagogical materials avaiable at the pressing marketing aim only the text comprehension, and knowing grammar points names, leaving a little gap for the lexical competence in different contexts. Even the pocket dictionaries, which should be the constant tools in the classroom, are a little used. Concerned about this context, our research is a theorical contribuition of the Lexicography and the Lexicology, in a pedagogical way and an analysis of the different tools, as books, school dictionaries.We will talk about its adjustment to the grades, besides suggesting some methodological strategies to the task with a growing lexical aquisition.en
dc.format.extent141 f. : il. + anexos
dc.identifier.aleph000489276
dc.identifier.capes33004153069P5
dc.identifier.citationMORAES, Adriana Cardoso de. A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental. 2006. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.
dc.identifier.filemoraes_ac_me_sjrp.pdf
dc.identifier.lattes5491216178053615
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86605
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLingua portuguesa - Lexicografiapt
dc.subjectLexicologiapt
dc.subjectLexicografiapt
dc.subjectLéxico - Estudo e ensinopt
dc.subjectDicitionaryen
dc.subjectLexical teachingen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectClass booken
dc.titleA utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamentalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5491216178053615
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.graduateProgramEstudos Linguísticos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaAnálise linguísticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
moraes_ac_me_sjrp.pdf
Tamanho:
635.24 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format