Publicação: A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Xatara, Claudia Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Estudos Linguísticos - IBILCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma mais pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos, o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com este contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes instrumentos pedagógicos, como livros didáticos e dicionários escolares, discutindo sua adequação para as séries propostas, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos.
Resumo (inglês)
This study starts from the proposition that the vocabulary teaching at Elementary School, unfortunately, is still a question that has not been dealed with an specific way. As a lot of pedagogical materials avaiable at the pressing marketing aim only the text comprehension, and knowing grammar points names, leaving a little gap for the lexical competence in different contexts. Even the pocket dictionaries, which should be the constant tools in the classroom, are a little used. Concerned about this context, our research is a theorical contribuition of the Lexicography and the Lexicology, in a pedagogical way and an analysis of the different tools, as books, school dictionaries.We will talk about its adjustment to the grades, besides suggesting some methodological strategies to the task with a growing lexical aquisition.
Descrição
Palavras-chave
Lingua portuguesa - Lexicografia, Lexicologia, Lexicografia, Léxico - Estudo e ensino, Dicitionary, Lexical teaching, Elementary School, Class book
Idioma
Português
Como citar
MORAES, Adriana Cardoso de. A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental. 2006. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.