Publicação: Identidade visual inspirada no Op Art: Julia Arantes Design Gráfico
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Piaia, Jade Samara 

Coorientador
Carr, Joyce
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Design
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de pesquisa e desenvolvimento de uma identidade visual pessoal da atuação profissional como designer gráfico inspirada no movimento Op Art, que esteve em evidência na década de 1960. O trabalho aborda o movimento artístico, artistas e efeitos ópticos, além das principais características do uso de tipografia entre 1950 e 1960, período em que o Op Art progredia. O método utilizado para a elaboração da marca foi baseado nos livros Design de Identidade de Marca: Guia Essencial para Toda Equipe de Gestão de Marcas de Alina Wheeler (2019), Sistemas de Identidade Visual de Maria Luísa Peón (2001) e Briefing: a gestão do projeto de design de Peter L. Phillips (2007). O resultado final consistiu na identidade da marca pessoal, em um manual de identidade visual e um brandvideo, que apresenta o projeto.
Resumo (inglês)
This work aims to present the process of research and development of a personal visual identity of professional work as a graphic designer inspired by the Op Art movement, which was in evidence in the 1960s. The work addresses the artistic movement, artists and optical effects, in addition to the main characteristics of the use of typography between 1950 and 1960, a period in which Op Art progressed. The method used to create the brand was based on the books Design de Identidade de Marca: Guia Essencial para Toda Equipe de Gestão de Marcas by Alina Wheeler (2019), Sistemas de Identidade Visual by Maria Luísa Peón (2001) and Briefing: a gestão do projeto de design by Peter L. Phillips (2007). The final result consisted of the personal brand identity, a brandbook and a brandvideo, which presents the project.
Descrição
Palavras-chave
Identidade visual, Vídeo de marca, Manual de marca, Op Art, Visual identity, Brandvideo, Brandbook
Idioma
Português
Como citar
CARDOSO, Julia Arantes. Visual identity inspired by Op Art: Julia Arantes Design Gráfico. Orientador: Jade Samara Piaia. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.