Logotipo do repositório
 

Publicação:
Voz do cantor lírico e coordenação motora: uma intervenção baseada em Piret e Béziers

dc.contributor.authorMello, Enio Lopes
dc.contributor.authorSilva, Marta Assumpção de Andrada e
dc.contributor.authorFerreira, Leslie Piccolotto
dc.contributor.authorHerr, Martha [UNESP]
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.contributor.institutionFaculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:23Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:23Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.description.abstractOBJETIVO: Investigar os efeitos da aplicação de um Programa de Desenvolvimento da Coordenação Motora, baseado em Piret e Béziers, na voz do cantor lírico. MÉTODOS: Cinco cantores líricos profissionais executaram uma ária de ópera, de livre escolha, que foi filmada. em seguida responderam a uma questão sobre a propriocepção ao cantar. Durante um mês submeteram-se ao Programa de Desenvolvimento da Coordenação Motora e ao final gravaram novamente a mesma ária e responderam a mesma questão. As filmagens foram enviadas para nove juizes profissionais (três fonoaudiólogos, três fisioterapeutas e três professores de canto) que avaliaram a integração corpo e voz dos cantores por meio de análise perceptivo-auditiva e visual. Os cantores, após assistirem às duas filmagens, fizeram outra auto-avaliação. RESULTADOS: Na avaliação dos juízes: as duas sopranos, a mezzo-soprano e o baixo melhoraram a projeção da voz; o tenor melhorou a ressonância e o baixo melhorou também a respiração; com exceção do baixo todos ficaram com os gestos mais livres. Segundo relato dos cantores, os exercícios garantiram maior percepção da tensão muscular durante o canto e isso possibilitou melhor controle dos gestos. CONCLUSÃO: de acordo com a avaliação subjetiva os ajustes posturais, oriundos da execução dos exercícios da coordenação motora, provavelmente garantiram abertura da caixa torácica e melhoraram as condições da respiração dos cantores, durante o canto; este fato pode ter favorecido a verticalização da ressonância e a projeção da voz.pt
dc.description.abstractPURPOSE: To investigate the effects of the application of a Motor Coordination Development Program, based on Piret and Béziers, on the voice of lyric singers. METHODS: Five professional lyric singers performed an opera aria of their choice, which was filmed. Next, they answered a question regarding their proprioception when singing. They were submitted to the Motor Coordination Development Program for a month, after which each subject performed the same aria and answered the same question. The videos were sent to nine professional judges (three speech therapists, three physical therapists and three singing teachers), who carried auditory-perceptive and visual analyses of the singers' body and voice integration. After watching the two recordings, the subjects carried out another self-evaluation. RESULTS: In the judges' evaluation: the two sopranos, the mezzo-soprano and the bass improved their voice projection; the tenor improved the resonance, and the bass also improved the breathing; all subjects, except the bass, showed freer gestures after the program. According to the singers' report, the exercises guaranteed greater perception of the muscular tension when singing, and that allowed more control of gestures. CONCLUSION: According to the subjective analysis, the postural adjustments deriving from the execution of motor coordination exercises probable guaranteed greater opening of the thoracic cavity and improved the breathing conditions of the subjects while singing, which might have favored the verticalization of resonance and the projection of the voice.en
dc.description.affiliationPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia
dc.description.affiliationFaculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent352-361
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000300011
dc.identifier.citationRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 3, p. 352-361, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-80342009000300011
dc.identifier.fileS1516-80342009000300011.pdf
dc.identifier.issn1516-8034
dc.identifier.scieloS1516-80342009000300011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26490
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartofRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectVozpt
dc.subjectMovimentopt
dc.subjectAtividade motorapt
dc.subjectDesempenho psicomotorpt
dc.subjectVoiceen
dc.subjectMovementen
dc.subjectMotor activityen
dc.subjectPsychomotor performanceen
dc.titleVoz do cantor lírico e coordenação motora: uma intervenção baseada em Piret e Bézierspt
dc.title.alternativeLyric singer voice and motor coordination: an intervention based on Piret and Béziersen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.departmentMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-80342009000300011.pdf
Tamanho:
404.96 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: