Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas

dc.contributor.authorCarneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Tauane Andrade de [UNESP]
dc.contributor.authorPiva, Maria Carolina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:40:01Z
dc.date.available2017-01-02T15:40:01Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA educação brasileira tem discutido de forma mais efetiva a pouco mais de uma década um novo paradigma em que a escola, segmento social fundamental na formação humana, deverá oferecer a todos os indivíduos condições plenas de desenvolvimento. Esse paradigma recebe o adjetivo de novo porque historicamente a escola não se constituiu como espaço aberto de educação para toda população brasileira. O movimento denominado de inclusão escolar é relativamente novo se considerarmos o grande período de exclusão escolar que muitas minorias historicamente marginalizadas viveram, sendo estas impedidas de usufruírem das oportunidades educacionais disponibilizadas aos que tinham acesso à educação. A educação inclusiva pressupõe uma reorganização no sistema educacional de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem a toda população em idade escolar. Embora o "todos" seja abrangente e englobe uma variedade de segmentos, neste projeto focamos um segmento populacional especifico, alunos com deficiência, que por características distintas muitas vezes requerem da escola ações diferenciadas. Este projeto tem como objetivo geral implementar uma investigação sobre formação de professores articulada a um trabalho na rede de ensino municipal de Araraquara com uma proposta de formação em serviço para os professores da educação infantil com vistas a promover a educação inclusiva. Para realização desse objetivo está sendo desenvolvido paralelamente um estudo sobre formação de professores e um programa de formação em serviço em uma escola de educação infantil. O programa segue uma metodologia de pesquisa colaborativa por meio da técnica de grupo focal. Foi realizado um mapeamento da rede de ensino infantil do município de Araraquara para obtenção de dados sobre os alunos com deficiência nela existente, bem como, um levantamento das necessidades de formação em serviço com vistas à efetivação de um trabalho inclusivo a partir de um questionário. O programa de formação acontece quinzenalmente no horário de trabalho pedagógico coletivo e conta com a participação de 05 professoras. Os dados de um ano e meio do desenvolvimento do programa mostram as dificuldades da ação reflexiva por parte das professoras, uma vez que as mesmas não vivenciam tal prática em outras situações de formação, o que é referendado pela literatura, porém, mostram também uma avaliação positiva referente a criação de um espaço de interlocução entre a prática pedagógica, o estudo teórico e a prática reflexiva proporcionado por essa experiência, que vem contribuindo com a formação em serviço das professoras participantes e modificando práticas pedagógicas no sentido de garantir um ensino de qualidade para todos. A proposta do programa é justamente criar esse espaço e contribuir nessa formação.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent09637
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTYzNw==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09849
dc.identifier.file2013-09637-carneiro.pdf
dc.identifier.lattes4107755396897795
dc.identifier.orcid0000-0002-8961-3617
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146936
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.titleFormação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivaspt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4107755396897795[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8961-3617[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-09637-carneiro.pdf
Tamanho:
158.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format