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Entre a imagem e a invisbilidade: descrição arquivística para acervos de fotógrafas

dc.contributor.advisorBizello, Maria Leandra [UNESP]
dc.contributor.authorChaves, Elisa Maria Lopes [UNESP]
dc.contributor.coadvisorLeiva, Isidoro Gil
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-07-11T19:57:01Z
dc.date.issued2025-05-26
dc.description.abstractEsta tese busca refletir sobre a carência e invisibilidade de fontes documentais das trajetórias de fotógrafas em instituições de salvaguarda de acervo. O que se reflete muitas vezes nessas instituições é a prática de hierarquizar, que legitima e naturaliza as ausências e a invisibilidade das mulheres. Dentre as possibilidades e contribuições para promover mudança desse cenário, se dá na compreensão desse panorama, a inclusão dos acervos de mulheres nas instituições arquivísticas e de salvaguarda documental, bem como a disponibilização e difusão dos acervos institucionalizados. O reconhecimento do problema ocorreu na pesquisa dos acervos (arquivos e coleções) de fotógrafas, onde verificamos que esses acervos são disponibilizados principalmente pelo Instituto Moreira Salles (IMS). O IMS hoje possui o maior acervo de mulheres fotógrafas disponibilizado, mas, em comparação ao número de acervos de homens disponibilizados, ainda há uma grande disparidade. Propomos um guia de fundos e coleções das fotógrafas do IMS por meio da descrição arquivística, utilizando a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e da descrição das informações sobre as produtoras desses acervos, com a utilização da Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR(CPF)). Utilizando normas arquivísticas como ferramentas de disseminação desses acervos através da descrição e da disponibilização de informações sobre os acervos das fotógrafas, torna-se possível ampliar as possibilidades de diálogos sobre questões de gênero, práticas arquivísticas inclusivas, por vezes incipientes, mas também desafiadoras, com grande potencial para suscitar reflexões de interesse acadêmico, político, cultural e social.pt
dc.description.abstractThis thesis seeks to reflect on the lack and invisibility of documentary sources on the trajectories of female photographers in institutions that safeguard collections. What is often reflected in these institutions is the practice of hierarchization, which legitimizes and naturalizes the absence and invisibility of women. Among the possibilities and contributions to promote change in this scenario is the inclusion of women's collections in archival and documentary preservation institutions, as well as the availability and dissemination of institutionalized collections. The problem was recognized in research on the collections (archives and collections) of female photographers, where we found that these collections are mainly made available by the Moreira Salles Institute (IMS). The IMS currently has the largest collection of female photographers available, but compared to the number of male collections available, there is still a large disparity. We propose a guide to the IMS's collections of female photographers through archival description, using the Brazilian Standard for Archival Description (NOBRADE) and the description of information about the producers of these collections, using the International Standard for Archival Authority Records for Corporate Bodies, Persons, and Families (ISAAR(CPF)). Using archival standards as tools for disseminating these collections through the description and availability of information about the photographers' collections, it becomes possible to expand the possibilities for dialogue on gender issues and inclusive archival practices, which are sometimes incipient but also challenging, with great potential to provoke reflections of academic, political, cultural, and social interest.en
dc.identifier.capes33004110043P4
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dc.identifier.citationCHAVES, Elisa Maria Lopes. Entre a imagem e a invisibilidade: descrição arquivística para acervos de fotógrafas. 2025. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311975
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectArquivos pessoaispt
dc.subjectAcervos de fotógrafaspt
dc.subjectArquivos de mulherespt
dc.subjectFotógrafaspt
dc.subjectDescrição arquivísticapt
dc.subjectPersonal archivesen
dc.subjectWomen photographersen
dc.subjectArchival descriptionen
dc.titleEntre a imagem e a invisbilidade: descrição arquivística para acervos de fotógrafaspt
dc.title.alternativeBetween image and invisibility: archival description for women photographers' collectionsen
dc.typeTese de doutoradopt
dcterms.impactA presente pesquisa sobre arquivos de mulheres fotógrafas, ao debruçar-se sobre as questões de gênero, acesso e visibilidade dos acervos, vai ao encontro da Agenda 2030 elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Agenda propõe um plano global com o objetivo de alcançarmos até 2030 melhores condições de vida e igualdade entre os povos e nações. Na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015, ficaram estabelecidos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, no documento é “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” as questões sobre gênero são tratadas no objetivo 5 do documento: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” entre os objetivos principais constam: acabar com a discriminação contra as mulheres/meninas; eliminar a violência sofrida por elas, na esfera pública e privada; reconhecer e valorizar o trabalho doméstico e prestar assistência; garantir a participação efetiva de mulheres em cargos de liderança nos níveis políticos, econômicos e públicos; garantir igualdade nos recursos econômicos, aumentar tecnologias de informação com intuito de empoderamento das mulheres e por fim, promover e fortalecer políticas sólidas e legislação para promoção da igualdade de gênero e empoderamento, em todos os níveis de mulheres e meninas (ONU, 2015, p. 24-25). São propostas que, por vezes, constam apenas no papel e precisam de acompanhamento das políticas públicas dos países no avanço das propostas. No entanto, assim como mencionado ao longo do texto, ampliar as ferramentas para visibilidade dos acervos a partir da perspectiva de gênero, propor e planejar ações de igualdade são urgentes e necessárias e o primeiro passo para que vejamos mudança no cenário atual e um futuro mais profícuo na história das mulheres e dar visibilidade aos acervos institucionalizados. A pesquisa, em consonância com a Agenda, por meio do diagnóstico de uma invisibilidade de acervos de mulheres, no caso específico, de mulheres fotógrafas, visa dar luz a espaços mais inclusivos e plurais.pt
dcterms.impactThis research on archives of women photographers, by addressing issues of gender, access and visibility of collections, is in line with the 2030 Agenda developed by the United Nations (UN). The agenda proposes a global plan with the objective of achieving better living conditions and equality among peoples and nations by 2030. The 17 sustainable development goals were established at the United Nations General Assembly in 2015. In the document “Transforming our world: the 2030 Agenda for sustainable development”, gender issues are addressed in goal 5 of the document: “Achieve gender equality and empower all women and girls”. The main goals include: ending discrimination against women/girls; eliminating violence suffered by them in the public and private spheres; recognizing and valuing domestic work and providing assistance; ensuring the effective participation of women in leadership positions at political, economic and public levels; ensure equality in economic resources, increase information technologies with the aim of empowering women and finally, promote and strengthen solid policies and legislation to promote gender equality and empowerment, at all levels of women and girls (UN, 2015, p. 24-25). These proposals are sometimes only on paper and need to be monitored by the countries' public policies to advance the proposals. However, as mentioned throughout the text, expanding the tools for visibility of collections from a gender perspective, proposing and planning equality actions are urgent and necessary and the first step towards seeing changes in the current scenario and a more fruitful future in women's history and giving visibility to institutionalized collections. Research in line with the agenda through the diagnosis of the invisibility of women's personal archives, in the specific case of women photographers, aims to shed light on more inclusive and plural spaces.en
dcterms.impactEsta investigación sobre archivos de mujeres fotógrafas, al abordar cuestiones de género, acceso y visibilidad de las colecciones, está en línea con la Agenda 2030 elaborada por las Naciones Unidas (ONU). La Agenda propone un plan global con el fin de lograr mejores condiciones de vida e igualdad entre los pueblos y las naciones para el año 2030. En la Asamblea General de las Naciones Unidas en el año 2015 se establecieron los 17 objetivos de desarrollo sostenible, en el documento “Transformar nuestro mundo: la Agenda 2030 para el desarrollo sostenible” las cuestiones de género se abordan en el objetivo 5 del documento: “Lograr la igualdad entre los géneros y empoderar a todas las mujeres y las niñas” entre los principales objetivos están: poner fin a la discriminación contra las mujeres/niñas; eliminar la violencia que padecen, en el ámbito público y privado; reconocer y valorar el trabajo doméstico y brindar asistencia; garantizar la participación efectiva de las mujeres en puestos de liderazgo a nivel político, económico y público; garantizar la igualdad en los recursos económicos, aumentar las tecnologías de la información con el objetivo de empoderar a las mujeres y, por último, promover y fortalecer políticas y legislación sólidas para promover la igualdad de género y el empoderamiento, en todos los niveles, de las mujeres y las niñas (ONU, 2015, págs. 24-25). Estas son propuestas que por ahora sólo quedan en el papel y requieren de un seguimiento de las políticas públicas de los países para avanzar en las propuestas, sin embargo, como se menciona a lo largo del texto y en las políticas de adquisición de recursos documentales, se ampliarán las herramientas para la visibilización de los fondos desde una perspectiva de género. Desde esta perspectiva, proponer y planificar acciones de igualdad es urgente y necesario y el primer paso para ver un cambio en el escenario actual y un futuro más fructífero en la historia de las mujeres y dar visibilidad a estas colecciones. La investigación online con la Agenda a través del diagnóstico de la invisibilidad de los archivos personales de las mujeres, en este caso específico de las mujeres fotógrafas, pretende dar lugar a espacios más inclusivos y plurales.es
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication22cb6489-7f18-4e4e-81fd-9231ea6a2c6c
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unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaProdução e organização da informaçãopt

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