Logotipo do repositório
 

Publicação:
Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias

dc.contributor.authorLemes, Sebastião de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorMonteiro, Sueli Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Ricardo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:28Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:28Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractTaking for granted that the trajectory of the process of democratization of Brazilian school is in evidence and in a moment of no return, thinking about your model becomes necessary and urgent relevance. Presents some specific elements of historical course, facing circumstances and moments that established milestones in the construction of the school curriculum in Brazil and directed the mentality of the pedagogical. The thought is present democratizing steadily, but still, is so inconclusive in academic and theoretically fragile in the school routine. Along the way the great complexity of this issue begins to reveal, for some traits, their chances for overcoming an institutional model in a state of exhaustion.en
dc.description.abstractTendo por pressuposto que a trajetória do processo de democratização da escola brasileira encontra-se em evidência e em um momento sem retorno, a reflexão sobre seu modelo torna-se necessária e de inadiável pertinência. Apresenta alguns elementos pontuais de trajetória histórica, voltados para circunstâncias e momentos, que estabeleceram marcos importantes na construção do currículo escolar no Brasil e direcionaram a mentalidade do fazer pedagógico. O pensamento democratizante se faz presente de forma constante, porém, ainda hoje, encontra-se de forma inconclusa no meio acadêmico e fragilizado teoricamente no cotidiano da escola. Nessa trajetória de grande complexidade o essa questão começa revelar, por alguns traços, suas possibilidades para superação de um modelo institucional em estado de esgotamento.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau Km 1, -, CEP 19800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau Km 1, -, CEP 19800901, SP, Brasil
dc.format.extent159-173
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 159-173, 2011.
dc.identifier.fileISSN1982-5587-2011-06-03-159-173.pdf
dc.identifier.issn1982-5587
dc.identifier.lattes7536622893794669
dc.identifier.lattes6234085019413949
dc.identifier.orcid0000-0002-7478-4835
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124690
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectDemocratic schoolen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectSchool modelen
dc.subjectEscola democráticapt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectModelo de escolapt
dc.titleAlguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessáriaspt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7536622893794669
unesp.author.lattes6234085019413949[3]
unesp.author.orcid0000-0002-0750-9294[1]
unesp.author.orcid0000-0002-7478-4835[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1982-5587-2011-06-03-159-173.pdf
Tamanho:
83.89 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format