Publicação: O atletismo nas aulas de educação física: muito além do "saber fazer"
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Alves, Flávio Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física em Rede Nacional - IBRC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Essa dissertação parte de inquietações que apontam para a seguinte injunção: não raras vezes, no ambiente escolar, a prática da Educação Física parece assumir compromisso apenas com a produção de um certo “saber fazer” restrito única e exclusivamente na composição de dimensões procedimentais às vezes totalmente descontextualizadas das demandas situacionais que atravessam o exercício de ensino. Nesta injunção, a Educação Física escolar parece não dialogar com um ensino mais focado na formação de cidadãos e na construção de uma visão crítica, por parte dos alunos, capaz de acentuar valores éticos e democráticos tão importantes para a qualificação das relações destes alunos com eles próprios e com o mundo. Tendo em vista esse problema, pergunta-se: O que fazer para mudar esse cenário, que reduz os propósitos das aulas de Educação Física na escola de maneira simplista? Partindo desta indagação, este estudo se propôs em pensar em uma intervenção pedagógica que valorizasse, porém extrapolasse esse “saber fazer”, para tanto, investigou possibilidades de se trabalhar o atletismo nos iniciais do ensino fundamental, tomando como referência as oito dimensões de conhecimento propostas pela BNCC. Essa proposta investigativa assumiu um perfil qualitativo, inspirada na abordagem metodológica da pesquisa participante. O trabalho de campo foi instalado em uma escola rural da cidade de Limeira - SP, com crianças de um 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir do diálogo estabelecido entre os referenciais bibliográficos estudados, as singularidades do campo e a experiência da professora pesquisadora, se constituiu um movimento de planejamento, implementação e avaliação de uma unidade didática envolvendo o ensino do atletismo. Ao longo do exercício analítico, procurou-se evidenciar a possibilidade de ampliar o ensino do atletismo para além da questão motora e competitiva ao perpassar pelas oito dimensões do conhecimento propostas pela BNCC: experimentação, fruição, uso e apropriação, análise, compreensão, construção de valores, protagonismo comunitário e reflexão sobre a ação. Como resultados observou-se que é possível transitar pelas oito dimensões do conhecimento já nos anos iniciais, desde que respeitando as características da faixa etária na composição do exercício didático-pedagógico. Verificou-se também que é preciso ressaltar a dialogicidade entre as diferentes dimensões do conhecimento, haja vista que é impossível isolá-las plenamente durante o exercício do ensino. Na medida em que se dá vez e voz a essa dialogicidade nota-se uma ampliação da leitura de mundo, por parte dos alunos, o que foi evidenciado, nesta pesquisa, com um maior engajamento destes durante as aulas, expresso nas discussões acerca de valores, preconceitos e direitos relacionados à aprendizagem do atletismo.
Resumo (inglês)
This Masters dissertation is based on concerns that point to the following injunction: in the school environment, the practice of Physical Education seems not rarely to assume a commitment only with the production of a certain “know-how” restricted solely and exclusively in the composition of procedural dimensions. Thus, these dimensions are sometimes totally decontextualized from the situational demands that cross the teaching exercise. In this injunction, the school Physical Education does not seem to dialogue with a teaching that is more focused on the formation of citizens and on the construction of a critical view by the students. This way, it is capable of emphasizing ethical and democratic values that are so important for the qualification of these students’ relationships with themselves and with the world. In view of this problem, we have asked the following question: What can be done to change this scenario, which reduces the purposes of Physical Education classes at school in a simplistic way? Starting from this question, this study proposed to think of a pedagogical intervention that valued, but went beyond this “know-how”, therefore, it has investigated possibilities of working on athletics in the beginning of fundamental education, by taking as a reference the eight dimensions of knowledge proposed by the BNCC. This investigative proposal has taken on a qualitative profile, inspired by the methodological approach of participant research. The fieldwork has been carried out in a rural school in the city of Limeira - SP, with children from a 2nd grade of elementary school. From the dialogue established among the bibliographical references studied, the teacher-researcher’s singularities of the field and the experience, a movement of planning, implementation and evaluation of a didactic unit involving the teaching of athletics has been constituted. Throughout the analytical exercise, we have sought to highlight the possibility of expanding the teaching of athletics beyond the motor skill and competitive issue by going through the eight dimensions of knowledge proposed by BNCC: experimentation, fruition, use and appropriation, analysis, understanding, construction of values, community protagonism and reflection on action. As a result, it was observed that it is possible to transit through the eight dimensions of knowledge since the early years, as long as the characteristics of the age group are respected in the composition of the didactic-pedagogical exercise. It was also found that it is necessary to emphasize the dialogue between the different dimensions of knowledge, given that it is impossible to fully isolate them during teaching. As this dialogicity is given time and voice, an expansion of the students' reading of the world can be noted, which was evidenced, in this research, with their greater engagement during classes, expressed in discussions about values, prejudices and rights related to learning athletics.
Descrição
Palavras-chave
Educação Física escolar, Base Nacional Curricular Comum, Atletismo, Dimensões do conhecimento, School physical education, Athletics, Dimensions of knowledge, Common national curriculum base
Idioma
Português