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Publicação:
O turismo no contexto do planejamento e gestão estratégica de Curitiba

dc.contributor.advisorOrtigoza, Sílvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
dc.contributor.authorFogaça, Isabela de Fátima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:19Z
dc.date.available2014-06-11T19:33:19Z
dc.date.issued2011-11-04
dc.description.abstractNesta pesquisa, com aporte geográfico, nos propomos a estudar o turismo como uma prática social, política e econômica contemporânea, e seu papel no contexto que envolve a organização socioespacial de cidades. A partir do imperativo da globalização capitalista e da dissolução das barreiras espaciais, a concorrência entre os lugares passa a ser uma das características mais marcantes da dinâmica espacial contemporânea. Sob essa perspectiva, emerge um consenso de que somente se beneficiarão as cidades que tiverem suas gestões orientadas por meio de posturas empreendedoras, no sentido de gerar positividades que lhes deem atributos para inserção em um mercado mundial de cidades. Dessa forma, incorpora-se a racionalidade concorrencial à cidade, que passa a ser conduzida como empresa e, ao mesmo tempo, vendida como mercadoria. Nesse sentido, o planejamento estratégico de cidades, de corte neoliberal, emerge como o principal instrumento de empreendedorismo urbano. Diversos são os elementos que fazem parte das práticas do empreendedorismo urbano e do planejamento estratégico, entre os quais se destacam as ações com foco na economia política do lugar e no marketing urbano, a partir dos quais o turismo, tanto como uma atividade que lança uma sombra benéfica à cidade quanto como uma atividade que dá visibilidade à cidade, passa a ser uma prática recorrente. Curitiba constitui-se em um dos grandes exemplos brasileiros cuja gestão está, desde a década de 1990, direcionada a uma postura empreendedora e estratégica. Como resultado dessa postura e das intervenções espaciais direcionadas a partir dela, Curitiba passou a ser conhecida, nacional e internacionalmente, como a Capital Ecológica, e entre os produtos urbanos dessa realidade está o turismo. Logo, o principal objetivo...pt
dc.description.abstractIn this study, with geographical contribution, we propose to study tourism as a contemporary social, political and economic practice, and its role in involving the sociospatial organization of cities. From the imperative of capitalist globalization and from the dissolution of spatial barriers, competition between places becomes one of the most striking features of the contemporary spatial dynamics. Under this perspective, a consensus is emerging that will benefit only the cities that have guided its actions through entrepreneurial attitudes to generate positive aspects that give them attributes for insertion into a cities global market. So it also incorporates the city competitive rationality, which shall be conducted as a company and, at the same time, sold as a commodity. In this sense, strategic planning of cities, of neoliberal ideology, emerges as the main instrument of urban entrepreneurialism. There are several elements that are part of the practices of urban enterprising and strategic planning, among which we highlight the stocks with a focus on the local political economy and on urban marketing, from which the tourism, both as an activity that casts a beneficial shadow to the city and as an activity that yields visibility, becomes a recurrent practice. Curitiba is one of the great Brazilian examples where management is, since the 1990s, directed at a strategic and entrepreneurial attitude. As a result of this posture and spatial interventions directed from it, Curitiba has been known nationally and internationally as the Ecological Capital, and one of the urban products of this reality is the tourism. Thus, the main objective of this research is to understand how tourism develops and integrates itself to the perspective of strategic planning and management in Curitiba, To this end we believe it is necessary to identify, in the process of urban... (Complete abstract click electronic access beloen
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent178 f. : il., mapas, gráfs., fots.
dc.identifier.aleph000695504
dc.identifier.capes33004137004P0
dc.identifier.citationFOGAÇA, Isabela de Fátima. O turismo no contexto do planejamento e gestão estratégica de Curitiba. 2011. 178 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
dc.identifier.filefogaca_if_dr_rcla.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104337
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectTurismopt
dc.subjectPlanejamento estrategico - Curitiba (PR)pt
dc.subjectGestão da qualidade total - Curitiba (PR)pt
dc.subjectTourismen
dc.subjectStrategic planning - Curitiba (PR)en
dc.subjectTotal quality management - Curitiba (PR)en
dc.titleO turismo no contexto do planejamento e gestão estratégica de Curitibapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramGeografia - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaOrganização do espaçopt

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