Logo do repositório
 

Uma análise do curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Pará - Campus Marabá Rural e a centralidade da Pedagogia da alternância

dc.contributor.advisorNovaes, Henrique Tahan [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Andreia do Nascimento
dc.contributor.institutionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
dc.date.accessioned2024-02-29T17:23:46Z
dc.date.available2024-02-29T17:23:46Z
dc.date.issued2024-02-08
dc.description.abstractA presente pesquisa analisa o Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Marabá Rural (CRMB), seus fundamentos de criação e os pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia da Alternância do curso. Para isso, foram adotados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica que contribuiu para as discussões efetuadas no texto; pesquisa documental, que envolveu a análise de documentos institucionais como fontes de evidências; e pesquisa empírica com entrevistas semiestruturadas com os envolvidos na criação do curso e na formulação da alternância. Tomando como elemento de análise a organização do projeto pedagógico do referido curso, o resultado da pesquisa mostra que o curso foi criado a partir da demanda dos movimentos sociais da região e que ele tem a alternância como centralidade, sendo um instrumento impulsionador da referida articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Acrescenta-se a isto o comprometimento da formação profissional, materializada na perspectiva da Educação do Campo, com o projeto de desenvolvimento da região do Sudeste do Pará, em uma nova forma de produzir conhecimento, fundamentando a escola do campo como espaço de construção da matriz tecnológica e produtiva, por meio da conquista histórica do território e do Campus instalado em um assentamento de reforma agrária.pt
dc.description.abstractThe present research analyzes the Technical Course in Agribusiness at the Federal Institute of Science and Technology of Pará (IFPA) – Rural Campus Marabá (CRMB), its creation fundamentals, and the theoretical-methodological assumptions of the Alternation Pedagogy of the course. For this purpose, the following procedures were adopted: bibliographical research that contributed to the discussions carried out in the text; documentary research, which involved the analysis of institutional documents as sources of evidence; and empirical research with semi-structured interviews with those involved in the creation of the course and in the formulation of alternation. Taking as an element of analysis the organization of the pedagogical project of the mentioned course, the research result shows that the course was created based on the demand of social movements in the region and that it has alternation as its centrality, being a driving instrument of the aforementioned articulation between teaching, research, and extension. Added to this is the commitment to professional training, materialized in the perspective of Rural Education, with the development project of the Southeast region of Pará, in a new way of producing knowledge, grounding the rural school as a space for the construction of the technological and productive matrix, through the historical conquest of the territory and the Campus installed in a land reform settlement.en
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationLIMA, Andreia do Nascimento. Uma análise do curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Pará - Campus Marabá Rural e a centralidade da Pedagogia da alternância. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.pt
dc.identifier.lattes7020113197657346
dc.identifier.orcid0000-0003-1008-8870
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/253486
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação do campopt
dc.subjectPedagogia da Alternânciapt
dc.subjectCurso Técnico em Agroindústriapt
dc.subjectRural Educationen
dc.subjectAlternation Pedagogyen
dc.subjectTechnical Course in Agroindustryen
dc.titleUma análise do curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Pará - Campus Marabá Rural e a centralidade da Pedagogia da alternânciapt
dc.title.alternativeAn analysis of the agribusiness technical course at the Federal Institute of Pará - Marabá Rural Campus and the centrality of the Pedagogy of Alternationen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação - FFC
unesp.knowledgeAreaOutra
unesp.researchAreaPolíticas educacionais, gestão de sistemas e organizações, trabalho e movimentos sociais

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lima_an_me_mar
Tamanho:
1.45 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: