Uma análise do curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Pará - Campus Marabá Rural e a centralidade da Pedagogia da alternância
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Data
Autores
Orientador
Novaes, Henrique Tahan 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa analisa o Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Marabá Rural (CRMB), seus fundamentos de criação e os pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia da Alternância do curso. Para isso, foram adotados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica que contribuiu para as discussões efetuadas no texto; pesquisa documental, que envolveu a análise de documentos institucionais como fontes de evidências; e pesquisa empírica com entrevistas semiestruturadas com os envolvidos na criação do curso e na formulação da alternância. Tomando como elemento de análise a organização do projeto pedagógico do referido curso, o resultado da pesquisa mostra que o curso foi criado a partir da demanda dos movimentos sociais da região e que ele tem a alternância como centralidade, sendo um instrumento impulsionador da referida articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Acrescenta-se a isto o comprometimento da formação profissional, materializada na perspectiva da Educação do Campo, com o projeto de desenvolvimento da região do Sudeste do Pará, em uma nova forma de produzir conhecimento, fundamentando a escola do campo como espaço de construção da matriz tecnológica e produtiva, por meio da conquista histórica do território e do Campus instalado em um assentamento de reforma agrária.
Resumo (inglês)
The present research analyzes the Technical Course in Agribusiness at the Federal Institute of Science and Technology of Pará (IFPA) – Rural Campus Marabá (CRMB), its creation fundamentals, and the theoretical-methodological assumptions of the Alternation Pedagogy of the course. For this purpose, the following procedures were adopted: bibliographical research that contributed to the discussions carried out in the text; documentary research, which involved the analysis of institutional documents as sources of evidence; and empirical research with semi-structured interviews with those involved in the creation of the course and in the formulation of alternation. Taking as an element of analysis the organization of the pedagogical project of the mentioned course, the research result shows that the course was created based on the demand of social movements in the region and that it has alternation as its centrality, being a driving instrument of the aforementioned articulation between teaching, research, and extension. Added to this is the commitment to professional training, materialized in the perspective of Rural Education, with the development project of the Southeast region of Pará, in a new way of producing knowledge, grounding the rural school as a space for the construction of the technological and productive matrix, through the historical conquest of the territory and the Campus installed in a land reform settlement.
Descrição
Palavras-chave
Educação do campo, Pedagogia da Alternância, Curso Técnico em Agroindústria, Rural Education, Alternation Pedagogy, Technical Course in Agroindustry
Idioma
Português
Citação
LIMA, Andreia do Nascimento. Uma análise do curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Pará - Campus Marabá Rural e a centralidade da Pedagogia da alternância. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.