Logotipo do repositório
 

Publicação:
Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão

dc.contributor.authorRibeiro, Carlos Miguel [UNESP]
dc.contributor.authorAmaral, Rúbia Barcelos [UNESP]
dc.contributor.authorPinto, Hélia
dc.contributor.authorFlores, Eric
dc.contributor.institutionUniversidade do Algarve (UALG)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionEscola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria
dc.contributor.institutionUniversidade de Huelva (UHU)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:55Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:55Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNeste texto compartilhamos resultados iniciais de uma pesquisa mais ampla, que tem como objetivo elaborar atividades para a formação de professores que contribuam para a melhoria do conhecimento matemático especializado do professor. Nosso foco aqui está na identificação e discussão de situações matematicamente críticas reveladas por professores e futuros professores no âmbito da formulação de problemas, a partir de uma conta no contexto da divisão. A pergunta diretriz sobre a qual nos focamos foi: que conhecimento matemático especializado revelam futuros professores das séries iniciais ao resolverem expressões de divisão, e formularem problemas para essas expressões, e como podemos caracterizar esse conhecimento de modo a identificar aspetos relevantes a explorar na formação? Acreditamos que o conhecimento do professor é um fator crucial na aprendizagem dos alunos e pode ser considerado sob distintas perspetivas, dentre as quais nos embasamos na do Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge – MTSK. Para a análise tomamos um estudo de caso instrumental, tendo os dados sido coletados por meio de um conjunto de atividades realizadas por futuros professores do Ensino Fundamental. Aqui iremos referir-nos apenas às respostas relativamente a uma das expressões fornecidas, bem como aos problemas formulados para essa expressão. As dificuldades reveladas por estes estudantes no cálculo da conta e da formulação de problemas de modo isolado e, por conseguinte na conjunção dos dois aspetos, evidenciam sérias carências tanto ao nível do conhecimento relativo à divisão (algoritmo e sentidos) e ao sentido de número, mas também relativamente ao papel e importância dos tipos de variáveis (e contextos) que se consideram e suas implicações.pt
dc.description.affiliationUniversidade do Algarve (UALG), Faro, Portugal
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationEscola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Leiria, Portugal
dc.description.affiliationUniversidade de Huelva (UHU), Huelva, Espanha
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil
dc.format.extent2058-2070
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2058-2070
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2058-2070.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes5875288343819683
dc.identifier.orcid0000-0003-4393-6127
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141656
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleConhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisãopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5875288343819683[2]
unesp.author.orcid0000-0003-4393-6127[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentEducação Matemáticapt
unesp.departmentMatemática - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-2058-2070.pdf
Tamanho:
582.98 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format