Publicação: Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão
dc.contributor.author | Ribeiro, Carlos Miguel [UNESP] | |
dc.contributor.author | Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pinto, Hélia | |
dc.contributor.author | Flores, Eric | |
dc.contributor.institution | Universidade do Algarve (UALG) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria | |
dc.contributor.institution | Universidade de Huelva (UHU) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:55Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:55Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste texto compartilhamos resultados iniciais de uma pesquisa mais ampla, que tem como objetivo elaborar atividades para a formação de professores que contribuam para a melhoria do conhecimento matemático especializado do professor. Nosso foco aqui está na identificação e discussão de situações matematicamente críticas reveladas por professores e futuros professores no âmbito da formulação de problemas, a partir de uma conta no contexto da divisão. A pergunta diretriz sobre a qual nos focamos foi: que conhecimento matemático especializado revelam futuros professores das séries iniciais ao resolverem expressões de divisão, e formularem problemas para essas expressões, e como podemos caracterizar esse conhecimento de modo a identificar aspetos relevantes a explorar na formação? Acreditamos que o conhecimento do professor é um fator crucial na aprendizagem dos alunos e pode ser considerado sob distintas perspetivas, dentre as quais nos embasamos na do Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge – MTSK. Para a análise tomamos um estudo de caso instrumental, tendo os dados sido coletados por meio de um conjunto de atividades realizadas por futuros professores do Ensino Fundamental. Aqui iremos referir-nos apenas às respostas relativamente a uma das expressões fornecidas, bem como aos problemas formulados para essa expressão. As dificuldades reveladas por estes estudantes no cálculo da conta e da formulação de problemas de modo isolado e, por conseguinte na conjunção dos dois aspetos, evidenciam sérias carências tanto ao nível do conhecimento relativo à divisão (algoritmo e sentidos) e ao sentido de número, mas também relativamente ao papel e importância dos tipos de variáveis (e contextos) que se consideram e suas implicações. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade do Algarve (UALG), Faro, Portugal | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Leiria, Portugal | |
dc.description.affiliation | Universidade de Huelva (UHU), Huelva, Espanha | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 2058-2070 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2058-2070 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2058-2070.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 5875288343819683 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-4393-6127 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141656 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Conhecimento matemático especializado do professor: discutindo um caso na formulação de problemas de divisão | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5875288343819683[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-4393-6127[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação Matemática | pt |
unesp.department | Matemática - IGCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-2058-2070.pdf
- Tamanho:
- 582.98 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format