Logotipo do repositório
 

Publicação:
Economia criativa, empreendedorismo e comunicação: um estudo do caso da "Feira de Economia Criativa de de Bauru/SP em tempos de pandemia"

dc.contributor.advisorPorém, Maria Eugênia [UNESP]
dc.contributor.authorRomera, Beatriz Bianchi
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-11-16T13:10:33Z
dc.date.available2021-11-16T13:10:33Z
dc.date.issued2021-02-18
dc.description.abstractThe main objective of this paper is to describe how the entrepreneurs of the Creative Economy Fair in Bauru organized themselves to face the crisis caused by the Covid-19 pandemic, highlighting communication as an element that induces their actions. For this investigative path, exploratory and descriptive research was used, being applied in two stages. In the first stage, the conceptual foundation was developed based on the concepts of creative economy, entrepreneurship and the use of communication for collaboration. In the second stage, a case study has already been carried out through the application of a semi-structured interview with the creator of the Fair and, as a method of interpretation, based on the precepts of Content Analysis. Among the main results, we can highlight that through a cooperative system and a collaborative network, the entrepreneurs of the Bauru Economy Fair articulated communication as the basis of their actions in the midst of the pandemic and, in this way, managed to make their business virtual presence. Communication and collaboration were essential to keep the Fair active, even with the difficulties presented in the face of the crisis caused byCovid-19.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal descrever como os empreendedores da Feira de Economia Criativa de Bauru se organizaram para enfrentar a crise provocada pela pandemia da Covid-19, destacando a comunicação como elemento indutor de suas ações. Para tal percurso investigativo, utilizou-se de pesquisa do tipo exploratória e descritiva, sendo aplicada em duas etapas. Na primeira etapa desenvolveu-se a fundamentação conceitual com base nos conceitos de economia criativa, empreendedorismo e no uso da comunicação para a colaboração. Na segunda etapa, já se realizou um estudo de caso por meio de aplicação de entrevista semiestruturada com a idealizadora da Feira e, como método de interpretação, apoiou-se nos preceitos da Análise de Conteúdo. Dentre os principais resultados podemos destacar que por intermédio de um sistema cooperativo e uma rede colaborativa, os empreendedores da Feira de Economia de Bauru articularam a comunicação como base de suas ações em meio à pandemia e, dessa forma, conseguiram com que os seus negócios tivessem presença virtual. A comunicação e a colaboração foram essenciais para manter a Feira de forma ativa, mesmo com as dificuldades apresentadas diante da crise provocada pela Covid-19.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/215112
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCreative economyen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEconomia Criativapt
dc.subjectEmpreendedorismopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectCovid-19pt
dc.subjectBauru (SP)pt
dc.titleEconomia criativa, empreendedorismo e comunicação: um estudo do caso da "Feira de Economia Criativa de de Bauru/SP em tempos de pandemia"pt
dc.title.alternativeCreative economy, entrepreneurship and communication: a case study of the "Creative Economy Fair of Bauru/SP in times of pandemic"en
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateRelações Públicas - faacpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
romera_bb_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
1.28 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
romera_bb_autorização_bauru.pdf
Tamanho:
727.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: