Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Magnoni, Maria da Graça Mello

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The present research had the intention to carry out a study on the teaching of the Afro-Brazilian culture in the formal spaces of Brazilian education, more specifically, in the initial years of the Elementary School. Thus, considering the field of study was a state public school in the city of Santa Cruz do Rio Pardo (SP), where we analyzed the teachers' practice and the didactic materials used, especially the textbooks adopted in everyday educational work. From the perspective of Popular Education, Inclusive Education and Multiculturalism in the light of the bibliographic reference, we opted for qualitative research and content analysis as methodology. We evaluate and discuss the effective participation of the school through the didactic resources and methodologies developed in the formation of children, aimed at overcoming the prejudices that are so deeply rooted in our society and very present in the school spaces

Resumo (português)

A presente pesquisa teve a intenção de realizar um estudo sobre o ensino da cultura afro-brasileira nos espaços formais de educação brasileira, mais especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, considerando, o campo de estudo foi uma escola pública estadual da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), onde analisamos a prática dos professores e os materiais didáticos utilizados, com destaque aqui, os livros didáticos adotados no trabalho educativo cotidiano. Sob a ótica da Educação Popular, da Educação Inclusiva e do Multiculturalismo à luz do referencial bibliográfico, optamos pela pesquisa qualitativa e pela análise de conteúdo como metodologia. Avaliamos e discutimos então, a efetiva participação da escola, através dos recursos didáticos e das metodologias desenvolvidas na formação das crianças, voltada à superação dos preconceitos tão arraigados em nossa sociedade e muito presentes nos espaços escolares

Descrição

Palavras-chave

Cultura afro-brasileira, Prática pedagógica, Material didático, Ensino fundamental, Education

Idioma

Português

Como citar

TAVARES, Sabrina Cardoso. Educação e identidade: os materiais didáticos como instrumentos de reconstrução dos valores culturais. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação