Publicação: A educação física escolar e a inteligência emocional na perspectiva de professores
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Rossi, Fernanda 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This investigation aims to scrutinize the understanding about the concept of emotional intelligence among teachers from private and public schools of Bauru, São Paulo, as well as examine the feasibility of such in Physical Education classes of Elementary (Primary) Schools. The research is qualitative in nature and based on the analysis of nine semi-structured interviews of teachers from both private and public schools. Grounded by solid theoretical framework and after careful interview's analysis, one can conclude that teachers lack fundamental knowledge regarding emotional intelligence since their undergraduate studies. Nevertheless, they were successful developing links between the theory and their professional praxis, understanding the need of careful and constant intervention to develop this capability in their pupils. Accordingly, one can conclude that teachers promote feeble reflections about scattered topics of emotional intelligence, but without a mindful ending. They often do that aiming to promote more congenial relationships among students and, herewith, keep their planning fruitful. Teacher may be empowered so they that they can effective foster students' emotional intelligence.
Resumo (português)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o conhecimento sobre o conceito de inteligência emocional e as potencialidades de inclusão do tema nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental (anos iniciais), na perspectiva de professores de escolas públicas e privadas de Bauru - SP. A investigação é de natureza qualitativa e baseia-se na análise de entrevistas semiestruturadas feitas com nove professores das redes pública (âmbito municipal e estadual) e privada. Com a análise das entrevistas e discussão do referencial teórico, constata-se que os professores não tiveram a presença da teoria da inteligência emocional em sua formação. Apesar disso, conseguem fazer relações entre a teoria e sua prática profissional, reconhecendo os benefícios de uma intervenção consciente para um desenvolvimento da inteligência emocional em seus alunos. Conclui-se, portanto, que para promover uma relação harmoniosa entre as interações humanas e poderem prosseguir com suas aulas, os professores fazem reflexões acerca dos ramos da inteligência emocional, mas sem que tenha um fim nela mesma. É preciso investir na formação continuada dos professores para que possam propiciar um desenvolvimento mais conciso da inteligência emocional em seus alunos.
Descrição
Palavras-chave
Inteligência emocional, Educação fisica, Ensino fundamental
Idioma
Português
Como citar
SIMONETTI, Thaynara Mattiazzo. A educação física escolar e a inteligência emocional na perspectiva de professores. 2019. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2019.