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Publicação:
A presença do cinema no romance brasileiro: da vanguarda modernista à contemporaneidade

dc.contributor.advisorFranco Junior, Arnaldo [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Marília Corrêa Parecis de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-03-31T13:16:14Z
dc.date.available2023-03-31T13:16:14Z
dc.date.issued2023-03-08
dc.description.abstractEsta tese apresenta um estudo acerca da presença da linguagem cinematográfica no romance brasileiro, desde a vanguarda modernista até a contemporaneidade, elegendo, para isso, obras que, em tese, poderiam funcionar como representativas dessas relações: Amar, verbo intransitivo (1927), de Mário de Andrade; Caminhos cruzados (1935), de Erico Verissimo; Perto do coração selvagem (1944), de Clarice Lispector; Em câmera lenta (1977), de Renato Tapajós; Bandoleiros (1985), de João Gilberto Noll; e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005), de Marçal Aquino. Pretendeu-se, a partir da leitura dessas obras, compreender como a escrita literária reelabora estratégias cinematográficas e dialoga com elas. Para tanto, refletimos, com base num instrumental teórico e crítico, em que medida a incorporação de procedimentos cinematográficos afetou estratégias de escrita na prosa de ficção, tais como a desintegração espaço-temporal, a incorporação da montagem e as repetições e justaposições de cenas. Tem-se como hipótese a ideia de que a presença do cinema, desde a vanguarda modernista, permeou a produção literária brasileira como um sintoma de uma mudança na percepção de mundo, e essa presença continua até a literatura produzida contemporaneamente. Com isso, a perspectiva aqui adotada não diz respeito a comparar duas linguagens diversas (literatura; cinema), mas a permanecer no domínio da escrita e investigar como ela corrobora traços de uma linguagem ligada à tecnologia icônica.pt
dc.description.abstractThis thesis presents a study about the presence of cinematographic language in the Brazilian novel, from the modernist avant-garde to the contemporary era, choosing, for this purpose, works that, in theory, could function as symptomatic of these relationships: Amar, verbo intransitivo (1927), by Mário de Andrade; Caminhos cruzados (1935), by Erico Verissimo; Perto do coração selvagem (1944), by Clarice Lispector; Em câmera lenta (1977), by Renato Tapajós; Bandoleiros (1985), by João Gilberto Noll; e Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005), by Marçal Aquino. It was intended, from the reading of these works, to understand how literary writing re-elaborates cinematographic strategies and dialogues with them. To do so, we reflect, based on a theoretical and critical instrument, to what extent the incorporation of cinematographic procedures altered writing strategies in prose fiction, such as space-time disintegration, the incorporation of montage and the repetitions and juxtaposition of scenes. Its thesis is the idea that the presence of cinema, since the modernist avant-garde, permeated Brazilian literary production as a symptom of a change in the perception of the world, and this presence continues until the literature produced contemporaneously. With that, the perspective adopted is not about comparing two different languages, but about remaining in the domain of writing and investigating how it corroborates traits of a language linked to iconic technology.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipId2018/23806-4
dc.identifier.capes33004153015P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/242755
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectModernismopt
dc.subjectMontagempt
dc.subjectContemporaneidadept
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectModernismen
dc.subjectMontageen
dc.subjectContemporaneityen
dc.titleA presença do cinema no romance brasileiro: da vanguarda modernista à contemporaneidadept
dc.title.alternativeThe presence of the cinema in the brazilian novel: from the modernist avant-garde to the contemporaneityen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramLetras - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaTeoria e estudos literáriospt
unesp.researchAreaPerspectivas Teóricas no Estudo da Literaturapt

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