Publicação: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA ESTAÇÕES DO ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.contributor.author | Taxini, Camila Linhares | |
dc.contributor.author | Puga, Cintia Cristina Isicawa [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Caio Samuel Franciscati [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Rosemary Rodrigues [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:34:57Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:34:57Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | This work aimed to develop a didactic sequence for teaching the theme Seasons, apropiate to provide students with an overview of the content involved and the association between scientific knowledge and daily life, in an attempt to crea te a knowledge that is significantly anchored in the students cognitive structures. In order to reach the students' individualitites, many methods were used in the develop ment of educational activities, such as brainstorming, drama, play, search, questio ning, video, among others. The results indicated that the didactic sequence favored the development of teaching and learning processes. The students' productions also revealed that the activities have different levels of significance. | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou desenvolver uma sequência didática para o ensino do tema Estações do ano, capaz de proporcionar aos alunos uma visão global dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano, na busca de se possibilitar que o conhecimento seja relacionado à estrutura cognitiva dos es tudantes de modo significativo, sendo ancorado nela. Para o desenvolvimento das atividades de ensino foram utilizadas várias modalidades didáticas, tais como brains torming, dramatização, jogo, pesquisa, problematização, vídeo, entre outras, na tenta tiva de se atender às diferenças individuais dos alunos. Os achados indicam que a se quência didática desenvolvida favoreceu os processos de ensino e aprendizagem. As produções dos alunos revelaram ainda que as atividades tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) | |
dc.description.affiliation | Universi dade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universi dade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) | |
dc.format.extent | 81-97 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140106 | |
dc.identifier.citation | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 14, n. 1, p. 81-97, 2012. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1983-21172012140106 | |
dc.identifier.file | S1983-21172012000100081.pdf | |
dc.identifier.issn | 1983-2117 | |
dc.identifier.scielo | S1983-21172012000100081 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212123 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais | |
dc.relation.ispartof | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Significant learning | en |
dc.subject | science education | en |
dc.subject | astronomy education | en |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt |
dc.subject | ensino de ciências | pt |
dc.subject | ensino de astronomia | pt |
dc.title | PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA ESTAÇÕES DO ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt |
dc.title.alternative | PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1983-21172012000100081.pdf
- Tamanho:
- 251.67 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format