Logotipo do repositório
 

Publicação:
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA ESTAÇÕES DO ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL

dc.contributor.authorTaxini, Camila Linhares
dc.contributor.authorPuga, Cintia Cristina Isicawa [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Caio Samuel Franciscati [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Rosemary Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:34:57Z
dc.date.available2021-07-14T10:34:57Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis work aimed to develop a didactic sequence for teaching the theme Seasons, apropiate to provide students with an overview of the content involved and the association between scientific knowledge and daily life, in an attempt to crea te a knowledge that is significantly anchored in the students cognitive structures. In order to reach the students' individualitites, many methods were used in the develop ment of educational activities, such as brainstorming, drama, play, search, questio ning, video, among others. The results indicated that the didactic sequence favored the development of teaching and learning processes. The students' productions also revealed that the activities have different levels of significance.en
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou desenvolver uma sequência didática para o ensino do tema Estações do ano, capaz de proporcionar aos alunos uma visão global dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano, na busca de se possibilitar que o conhecimento seja relacionado à estrutura cognitiva dos es tudantes de modo significativo, sendo ancorado nela. Para o desenvolvimento das atividades de ensino foram utilizadas várias modalidades didáticas, tais como brains torming, dramatização, jogo, pesquisa, problematização, vídeo, entre outras, na tenta tiva de se atender às diferenças individuais dos alunos. Os achados indicam que a se quência didática desenvolvida favoreceu os processos de ensino e aprendizagem. As produções dos alunos revelaram ainda que as atividades tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
dc.description.affiliationUniversi dade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
dc.description.affiliationUnespUniversi dade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
dc.format.extent81-97
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140106
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 14, n. 1, p. 81-97, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172012140106
dc.identifier.fileS1983-21172012000100081.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.scieloS1983-21172012000100081
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212123
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectSignificant learningen
dc.subjectscience educationen
dc.subjectastronomy educationen
dc.subjectAprendizagem significativapt
dc.subjectensino de ciênciaspt
dc.subjectensino de astronomiapt
dc.titlePROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA ESTAÇÕES DO ANO NO ENSINO FUNDAMENTALpt
dc.title.alternativePROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATIONen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172012000100081.pdf
Tamanho:
251.67 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções