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Publicação:
Teste de Progresso em Consórcios para Todas as Escolas Médicas do Brasil

dc.contributor.authorBicudo, Angélica Maria
dc.contributor.authorHamamoto, Pedro Tadao [UNESP]
dc.contributor.authorAbbade, Joelcio Francisco [UNESP]
dc.contributor.authorHafner, Maria De Lourdes Marmorato Botta
dc.contributor.authorMaffei, Claudia Maria Leite
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionFaculdade de Medicina de Marília
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:20:55Z
dc.date.available2021-07-14T10:20:55Z
dc.date.issued2019-10-14
dc.description.abstractProgress Testing has been applied in Brazil for more than ten years. It is a tool for longitudinal evaluation of students’ knowledge across levels of training. The test situates the student in his evolutionary teaching-learning process and allows the institution to diagnose its deficiencies throughout the curricular structure. It can be used to evaluate curricular changes and specific assessments of disciplines or teaching modules. From the experience of a consortium of schools, the Brazilian Association of Medical Education (ABEM) proposed a project that aimed to encourage schools throughout the country to adopt Progress Testing as one of its evaluation tools. We report on the strategy adopted to establish interinstitutional evaluation nuclei with Progress Testing, as well as the results of the first national exam, administered by 58 schools to 23,065 students. The implantation of cross-institutional Progress Testing triggered collaborative processes among the schools involved. Schools have begun a collaborative process not only for the Progress Testing, but also for the exchange of information. The project served as the beginning of a movement for medical schools in all regions of the country to adopt Progress Testing as an assessment tool with the potential to reorient medical training by providing information regarding institutional and individual performances.en
dc.description.abstractO Teste de Progresso é uma ferramenta de avaliação longitudinal do ganho de conhecimento de estudantes que tem sido aplicada no Brasil há mais de dez anos. O teste situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizagem e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas ou módulos de ensino. Com base na experiência de um consórcio de escolas, a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) propôs um projeto que tinha como um de seus objetivos incentivar escolas de todo o País a adotarem o Teste de Progresso como uma de suas ferramentas de avaliação. Reportamos a estratégia adotada para constituir núcleos interinstitucionais de avaliação com Teste de Progresso, bem como os resultados da primeira prova nacional do Teste de Progresso, que contou com a participação de 58 escolas e 23.065 estudantes. A implantação de núcleos interinstitucionais de Teste do Progresso com processos colaborativos de realização da prova representou um avanço para as escolas envolvidas. As escolas iniciaram um processo de colaboração não apenas para o Teste de Progresso, mas também para o intercâmbio de informações e experiências que trocam com base no conhecimento de cada uma. O projeto funcionou como o início de um movimento para que escolas médicas de todas as regiões do País adotem o Teste de Progresso como uma ferramenta de avaliação com potencial para reorientar a formação médica, ao fornecer um diagnóstico de formação em nível individual e institucional.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Botucatu
dc.description.affiliationFaculdade de Medicina de Marília
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Botucatu
dc.format.extent151-156
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20190018
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 4, p. 151-156, 2019.
dc.identifier.doi10.1590/1981-52712015v43n4RB20190018
dc.identifier.fileS0100-55022019000400151.pdf
dc.identifier.issn0100-5502
dc.identifier.issn1981-5271
dc.identifier.scieloS0100-55022019000400151
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211208
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médica
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectProgressTestingen
dc.subjectAssessment of Learningen
dc.subjectStudent Evaluationen
dc.subjectMedical Schoolsen
dc.subjectTeste de Progressopt
dc.subjectAvaliação do Aprendizadopt
dc.subjectAvaliação de Estudantespt
dc.subjectEscolas Médicaspt
dc.titleTeste de Progresso em Consórcios para Todas as Escolas Médicas do Brasilpt
dc.title.alternativeConsortia of Cross-Institutional Progress Testing for All Medical Schools in Brazilen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-6436-9307[2]

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