Logotipo do repositório
 

Publicação:
Despertar da criticidade: desenvolvimento do espírito crítico durante o aprendizado de ciências

dc.contributor.advisorZuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Wallison Jacó da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:21:58Z
dc.date.available2018-08-30T18:21:58Z
dc.date.issued2017-02-15
dc.description.abstractThe awakening of the critical spirit is characterized as a process of human maturation in search of truth, this, through essential questions, producing the mental progress of each individual and dispelling the darkness of ignorance. It is common that every human being during the course of his life presents doubts about what actions, natural phenomena and the feelings that surround him. These doubts in turn, result in a vast field of questions, which are the basis of the critical spirit. The main objective of this work is to analyze, starting from a bibliographical research, what proposals have been developed with the purpose of awakening the critical sense of students of basic education. Taking into consideration the teaching of sciences, more precisely the teaching of chemistry will seek, identify and raise the ideas proposed with this goal, mapping those that seek the formation of citizens. Seeking to find qualified relationships to the theme, the work was divided into three parts: In the first part, we try to characterize what we call critical spirit in literature and its absence in daily life, as well as in science teaching. The second part deals with the development of critical thinking in science teaching, analyzing the behavior of teachers and students in the educational process. For the third chapter, what has been achieved within the schools, changes that are intended for teachers and also for students, in order to lead to a critical-reflexive development within the educational process. The results indicate that there is a need for continuity in this line of research, since the teaching models proposed for this purpose have produced positive results in relation to citizen training, scientific, social and cultural development. The development of the critical sense...en
dc.description.abstractO despertar do espírito crítico é caracterizado como um processo de amadurecimento humano em busca da verdade, esta, por questionamentos imprescindíveis, produzindo o progresso mental de cada indivíduo e dissipando as trevas da ignorância. É comum, que todo ser humano durante o decorrer da vida, apresente dúvidas sobre o que são as ações, fenômenos naturais e os sentimentos que o cercam. Estas dúvidas por sua vez, resultam em um vasto campo de questionamentos, os quais são a base do espírito crítico. Esse trabalho tem como objetivo central, analisar partindo de uma pesquisa bibliográfica, quais propostas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de despertar o senso crítico dos estudantes de educação básica. Levando-se em consideração o ensino de ciências, mais precisamente o ensino de química buscar-se-á, identificar e levantar as ideias propostas com este objetivo, mapeando aquelas que buscam a formação de cidadãos. Buscando encontrar relações qualificadas ao tema, o trabalho foi divido em três partes: Na primeira parte, buscou-se caracterizar o que chamamos de espírito crítico na literatura e sua ausência na vida cotidiana, assim como no ensino de ciências. Na segunda parte trata-se do desenvolvimento do espírito crítico no ensino de ciências, analisando o comportamento dos professores e alunos no processo educacional. Para o terceiro capítulo, evidenciou-se, o que pode ser realizado dentro das escolas, mudanças estas, destinadas aos professores e também aos alunos, para assim levar a um desenvolvimento crítico-reflexivo dentro do processo educacional. Os resultados obtidos indicam que, o há necessidade de continuidade nesta linha de pesquisa, uma vez que os modelo de ensino propostos com esta finalidade tem produzido resultados positivos em relação à formação do cidadão, desenvolvimento científico, social e cultural. O desenvolvimento do senso crítico...pt
dc.identifier.aleph000885157
dc.identifier.citationSILVA, Wallison Jacó da. Despertar da criticidade: desenvolvimento do espírito crítico durante o aprendizado de ciências. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000885157.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155507
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCriticismo (Filosofia)pt
dc.subjectQuimica - Estudo e ensinopt
dc.subjectCiencia - Estudo e ensinopt
dc.titleDespertar da criticidade: desenvolvimento do espírito crítico durante o aprendizado de ciênciaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateQuímica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000885157.pdf
Tamanho:
550.42 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format