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Gestão do conhecimento e comunidades de prática um enfoque à partir das TICS

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Resumo

Resumo (inglês)

As technology is more and more present within the organizations, the management of knowledge has become essential to an effective management. This article deals with the inseparable relation that exists in between knowledge management, practice communities and the social networks. The analysis over this relation allows us to observe how the Information and Communication Technologies facilitated the access, the information sharing and distribution within the organizations. By this, we highlighted the applicability in the social networks of three applications of Facebook, which can be used as tools in practice communities. This way, these tools are also developed for different technological platforms, which will allow a major interaction between the organizations and their workers, partners and even their clients. Therefore the responsible usage of these technologies and of the data generated by these tools can provide a better quality on the organizational knowledge management.

Resumo (português)

Assim como as tecnologias estão cada vez mais presentes nas organizações, a gestão do conhecimento passou a ter um papel fundamental para uma gestão eficaz. O presente artigo trata da relação indissociável que existe entre gestão do conhecimento, comunidades de prática e as redes sociais. A análise dessa relação permite observar como as Tecnologias de Informação e Comunicação facilitaram o acesso, o compartilhamento e a distribuição das informações nas organizações. Com isso, destacamos a aplicabilidade nas redes sociais de três aplicativos do Facebook, os quais podem ser utilizados como ferramentas em comunidades de prática. Sendo assim, essas ferramentas também serão desenvolvidas para diferentes plataformas tecnológicas, que permitirá uma interação maior entre organizações e seus colaboradores, parceiros e inclusive seus clientes. Portanto a utilização responsável dessas tecnologias e dos dados gerados por estas ferramentas podem proporcionar uma melhor qualidade na gestão do conhecimento organizacional.

Descrição

Palavras-chave

Knowledge management, Social networks, Communities of practice, Gestão do conhecimento, Redes sociais, Comunidades de prática

Idioma

Português

Como citar

RETEC. Revista de Tecnologias, v. 6, n. 1, p. 53-61, 2014.

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