Logo do repositório
 

Educação como instrumento de emancipação: um estudo sobre a inserção das mulheres na EJA do ensino fundamental

dc.contributor.advisorCosta, Áurea de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.authorRavelli, Marilia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-08-23T12:44:41Z
dc.date.available2023-08-23T12:44:41Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo central compreender o papel da educação escolar na vida de um grupo de mulheres matriculadas no ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola municipal, na cidade de Rio Claro/SP, como ponto de partida levantamos elementos teóricos e empíricos para compreender o processo de evasão escolar das mulheres, bem como as motivações para o retorno à escola. Nosso pressuposto foi que a combinação entre a exploração e a opressão feminina, no lar e na vida pública, são condicionantes dos movimentos da evasão e da volta à escola, mas existe especificidades nesse processo decorrentes da condição feminina. O materialismo histórico dialético foi o referencial que orientou a pesquisa, devido as suas propriedades para proporcionar uma análise sob a luta de classes a concepção do Estado como burguês, como determinações que se combinam com o recorte de gênero para explicar a busca pela EJA como recurso para emancipação. Os resultados apontaram que a escola simboliza para as mulheres pobres e trabalhadoras a oportunidade de uma mudança de vida, bem como uma alternativa para o seu crescimento pessoal e profissional, independência financeira, aumento da autoestima e sentimento de pertencimento social. Esse estudo proporcionou identificar, por meio das trajetórias escolares e laborais, os episódios de opressão que impediram as escolhas das mulheres e às submeteram em condições de desigualdades e dificuldades ao combinar a vida privada com a vida pública.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/250421
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação femininapt
dc.subjectEJApt
dc.subjectGêneropt
dc.subjectMulherespt
dc.titleEducação como instrumento de emancipação: um estudo sobre a inserção das mulheres na EJA do ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeEducation as an instrument of emancipation: a study on the insertion of women in EJA in elementary schoolen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ravelli_m_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.26 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ravelli_m_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
253.72 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: