Educação como instrumento de emancipação: um estudo sobre a inserção das mulheres na EJA do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Costa, Áurea de Carvalho [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ravelli, Marilia | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T12:44:41Z | |
dc.date.available | 2023-08-23T12:44:41Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo central compreender o papel da educação escolar na vida de um grupo de mulheres matriculadas no ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola municipal, na cidade de Rio Claro/SP, como ponto de partida levantamos elementos teóricos e empíricos para compreender o processo de evasão escolar das mulheres, bem como as motivações para o retorno à escola. Nosso pressuposto foi que a combinação entre a exploração e a opressão feminina, no lar e na vida pública, são condicionantes dos movimentos da evasão e da volta à escola, mas existe especificidades nesse processo decorrentes da condição feminina. O materialismo histórico dialético foi o referencial que orientou a pesquisa, devido as suas propriedades para proporcionar uma análise sob a luta de classes a concepção do Estado como burguês, como determinações que se combinam com o recorte de gênero para explicar a busca pela EJA como recurso para emancipação. Os resultados apontaram que a escola simboliza para as mulheres pobres e trabalhadoras a oportunidade de uma mudança de vida, bem como uma alternativa para o seu crescimento pessoal e profissional, independência financeira, aumento da autoestima e sentimento de pertencimento social. Esse estudo proporcionou identificar, por meio das trajetórias escolares e laborais, os episódios de opressão que impediram as escolhas das mulheres e às submeteram em condições de desigualdades e dificuldades ao combinar a vida privada com a vida pública. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/250421 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação feminina | pt |
dc.subject | EJA | pt |
dc.subject | Gênero | pt |
dc.subject | Mulheres | pt |
dc.title | Educação como instrumento de emancipação: um estudo sobre a inserção das mulheres na EJA do ensino fundamental | pt |
dc.title.alternative | Education as an instrument of emancipation: a study on the insertion of women in EJA in elementary school | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IB | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ravelli_m_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 1.26 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- ravelli_m_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 253.72 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: